Por que alguns carros limitam a rotação do motor quando estão parados?
Especialmente em carros mais recentes, a limitação ocorre para a proteção de diversos componentes, que vão muito além do motor
![Mostradores do R8 5.2 V10 modelo 2010 da Audi, testado pela revista Quatro Rodas](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Mostradores-do-R8-5.2-V10-modelo-2010-da-Audi-testado-pela-revista-Quatro-Rodas-e1690399086920.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Por que alguns veículos limitam a rotação do motor quando estão parados? – Bruno Rofino, São Paulo (SP)
Quem responde é o engenheiro Clayton Zabeu, da SAE Brasil. Segundo ele, nos primeiros veículos cujos motores contavam com sistemas de injeção e ignição eletronicamente controlados, a limitação de rotação do motor geralmente ocorria visando a proteção do motor.
“As acelerações dos componentes que se movem no interior de um motor de combustão interna crescem com o quadrado da velocidade angular do virabrequim. Assim, ao se dobrar a velocidade do motor, as acelerações – e as forças internas sobre esses componentes – são quadruplicadas”, diz.
Em sistemas mais recentes e modernos, também se busca reduzir as chances de falhas de outros sistemas além do próprio motor. A proteção da transmissão, evitando-se engates abruptos, é um dos motivos de se reduzir a velocidade do motor quando em Neutro (ou em ponto morto nos câmbios manuais).
Assim, caso um motorista de forma inadvertida mantenha o pedal de acelerador totalmente pisado em Neutro, a redução de velocidade máxima do motor impedirá um “tranco” na transmissão caso o motorista engate Drive ou Reverse sem aliviar o acelerador.