Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Por que carros com motores três cilindros vibram mais?

Afinal qual é o motivo dos motores três cilindros serem mais ruidosos e vibrarem mais do que os de quatro cilindros?

Por Leonardo Barboza
14 jun 2023, 14h32 •
BMW 3 Cilindros
Dois pra lá, um pra cá, desequilibra a relação (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade
  • Por que os motores de três cilindros são mais ruidosos e vibram mais do que os de quatro cilindros?

    Francisco Malta Filho, São Paulo (SP)

    Os motores de três cilindros vibram mais que os de quatro porque nos de quatro o balanceamento das massas alternativas, ou seja, os pistões subindo e descendo, é mais fácil e simples.

    Isso quer dizer que, em geral, nos motores de quatro cilindros enquanto dois pistões estão subindo, dois estão descendo. Mas não é só por isso, como explica o engenheiro Eduardo Tomanik, da SAE Brasil.

    “Outro motivo é que quanto maior o número de cilindros, menor o intervalo entre cada combustão e consequente força aplicada a biela e virabrequim. Num motor de quatro cilindros, acontece uma explosão a cada 90 graus de giro do motor, enquanto num de três ocorre a cada 120 graus”, diz.

    Siga
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Segundo ele, em motores pequenos, os benefícios de menor volume total, menos peças, menor atrito e menos cilindros tornam a opção de três cilindros muito vantajosa, o que explica hoje a maioria dos motores pequenos ter essa configuração. Com menos cilindros, também podem ser reduzidos o tamanho e o peso das outras partes do motor, como bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabrequim.

    Hyundai HB20S Diamond Plus
    Motor 1.0 turbo do Hyundai HB20 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “Para diminuir a vibração de cilindros ímpares, se usa contrapesos e outras tecnologias. Nos motores atuais, esta maior vibração, em geral, só é percebida em baixa rotação”, afirma Eduardo.

    Outro efeito do cilindro a menos é uma menor geração de calor, o que implica em menos energia dissipada. Tudo isso resulta não apenas em consumo inferior, mas também melhor torque em baixas rotações e respostas mais rápidas

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.