Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que carros elétricos gastam mais bateria na estrada do que na cidade?

Poucas situações em que a regeneração de energia atua na estrada ajudam a explicar a tendência de consumo inversa dos carros elétricos

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 22 set 2024, 19h21 - Publicado em 22 set 2024, 19h12
Mercedes EQE 300
Mercedes EQE 300 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Por que os carros elétricos gastam mais carga de bateria na estrada do que na cidade? – Valeria Mathias, Salvador (BA)

Falar de consumo, seja de gasolina ou de energia elétrica, é sempre complexo porque existem muitas variáveis envolvidas, desde o carro até as condições de rodagem (trânsito, temperatura, vento, pressão atmosférica e relevo da estrada).

Quem explica essa variável, que talvez seja a influência mais determinante, é o engenheiro Wanderlei Marinho, da SAE Brasil. “Tudo vai depender do tipo de situação da estrada, descidas e subidas”, diz ele.

audi q8 e-tron
Audi Q8 e-Tron (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Isso porque, nas descidas, muito provavelmente nós vamos fazer uma regeneração maior de energia na bateria, e em subidas, devido à maior velocidade da via, é exigido mais carga de bateria para poder encarar o aclive mantendo a velocidade”, explica.

Continua após a publicidade

“Já na cidade, temos pouca regeneração de energia na bateria em decidas, porém, nas subidas, a velocidade da via é bem menor do que em uma estrada, exigindo assim menos carga da bateria e tornando o carro mais econômico na cidade em relação à estrada na maioria das situações”, conclui.

Um outro ponto que pode ser destacado é que carros elétricos não têm marcha, pois seus motores entregam torque consistente em praticamente qualquer rotação. Contudo, acima dos 100 km/h o motor de um carro elétrico pode precisar ultrapassar os 8.000 rpm, a depender da relação de diferencial, consumindo mais energia para tornar isso possível.

Uma proposta da ZF é utilizar um câmbio de duas marchas em carros elétricos, o que poderia aumentar a autonomia do carro em 5%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.