Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Porque carros turbo têm bomba de vácuo elétrica para os freios?

Bomba de vácuo não é algo novo entre os veículos, mas seu uso é cada vez mais necessário

Por Leonardo Barboza
17 mar 2023, 10h20
TAOS
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Por que, em veículos com motor turbo, existe uma bomba de vácuo adicional para o freio? – Neto Luís, Mairiporã (SP)

Quem explica é o engenheiro Erwin Frankieck, diretor do Instituto SAE 4Mobility. Segundo ele, o sistema de freio precisa de uma bomba de vácuo suplementar nos carros equipados com motor turbo porque, na maioria das vezes, o coletor de admissão (que é de onde vem o vácuo), nesses motores, trabalha pressurizado.

Em motores mais antigos, aspirados, o vácuo usado pelo servofreio é gerado pela aspiração do ar no coletor de admissão. As bombas de vácuo não são novidade entre os motores turbo, mas antes eram mecânicas e acionadas pelo próprio motor.

 

bomba_de_vacuo_200_ts
Bomba de vácuo elétrica dos motores 200TSI da Volkswagen; peça custa cerca de R$ 200 (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Mas a utilização da bomba de vácuo se estende aos motores com injeção direta e/ou com comando da válvula variável. A presença de válvulas de ar, sistema EGR e atuadores também pode exigir uma bomba de vácuo. A pressão gerada por elas geralmente varia entre 0,7 a 0,9 bar.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo - Anual

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo - Anual

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.