Nunca se vendeu tanto Porsche no Brasil desde o início de sua operação oficial por aqui, em 2015. No ano de estreia, foram vendidos 723 veículos, contra 3.232 em 2022. De janeiro a agosto de 2023, as 3.523 unidades já ultrapassaram o resultado do ano passado inteiro – mérito de seguidos lançamentos e da expansão da rede, que deve chegar a 14 concessionárias ainda este ano.
É um fenômeno que atinge não só a Porsche, mas outras marcas de luxo. Segundo a Jato, em 2023, o mercado premium já atingiu o equivalente a 81,4% das vendas de 2022 inteiro.
Outras marcas têm vendido como nunca por aqui. Também segundo a Jato, o Brasil teve 18 Bentley emplacados em 2022, contra 8 em 2021, além de 93 Ferrari, contra 61 no ano anterior. Há mais exemplos de vendas em 2022, contra 2021: Tesla, com 88 unidades, ante 72; Rolls-Royce, com 12 unidades, contra 9; e Maserati, com 32 unidades, contra 16. A Lexus, no ano passado, vendeu 408 veículos. Nos oito meses de 2023, já emplacou 544, ou seja, 33,3% a mais. O mesmo acontece com a McLaren, com 12 unidades vendidas em 2022 e 38 em 2023 – 216% de crescimento, até agora.
A Ram é outro caso de destaque desde que voltou a olhar para o Brasil, em 2020, já com o lançamento da 1500 Rebel. Outros modelos vieram, como 2500, 3500, 1500 Limited, 1500 Classic e, recentemente, Rampage. Até agosto deste ano, foram 4.973 unidades vendidas, mais que as 3.972, em 2022.
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Além de mais modelos, também há um crescimento no número de concessionárias, que dobraram de 2022 para 2023. Hoje, são 120 lojas pelo Brasil, incluindo as Ram House, com espaços ainda mais premium e que fizeram estreia global no Brasil. Por enquanto, são três inauguradas, das quatro previstas para o país.
Há os casos das marcas que não foram tão bem em 2022, mas mostram projeções de recuperação e números melhores para 2023, como Audi, BMW, Land Rover e Volvo.