Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hyundai HB20S usado é sedã confortável e robusto a partir de R$ 35.000

Belo, robusto e confortável, ele se destaca pela garantia extensa e pelo rendimento do conjunto mecânico

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2021, 10h21
HB20 S
Prefira as versões com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis marchas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
HB20 S
Prefira as versões com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis marchas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por ser a versão sedã do Hyundai HB20, o HB20S foi pensado para ser um produto exclusivo para o mercado brasileiro e também foi impactante em termos de design e mecânica em seu segmento quando estreou, em março de 2013.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A versão de maior sucesso do HB20S é a Comfort Plus equipada com câmbio automático (de quatro marchas até 2015), sempre com o motor 1.6 16 V de 128/122 cv. O padrão de acabamento interno é dos melhores, mas o nível de equipamentos é fraco.

Quem faz questão de rodas de liga leve, volante com ajustes de altura e profundidade, faróis de neblina e retrovisores com acionamento elétrico deve optar pela Comfort Style. Acima dela está a versão Premium, com rodas aro 15, sensor de estacionamento, ar-condicionado com ionizador e filtro de cabine, e faróis com acendimento automático.

HB20 Sedan
O porta-malas tem capacidade para 450 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Priorize os modelos 2016 em diante, que já trazem câmbio automático de seis marchas: o anterior, de quatro, deixa a desejar em consumo. Todas as versões oferecem airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos.

Ideal para quem gosta de dirigir, o câmbio manual deixou de ser oferecido na versão Premium em 2016 e na Comfort Style em 2018: permite acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos.

Continua após a publicidade
Hyundai HB20S
HB20S tem o pacote de equipamentos mais simples, mas o acabamento é o mais caprichado (Acervo/Quatro Rodas)

O motor Kappa de 1 litro, três-cilindros e 12 válvulas de 80/75 cv é uma opção para quem quer gastar menos, mas as primeiras unidades da Comfort Plus, produzidas em 2013, não traziam ABS.

Na dúvida, escolha a versão Comfort Style. A Turbo não teve a mesma aceitação: o motor Kappa sobrealimentado rende 105/98 cv, mas gasta mais e anda menos que o Gamma 1.6. Mesmo sem apresentar problemas crônicos, sua complexidade mecânica pode resultar em defeitos específicos.

impressoes
Hyundai HB20S 2016 (Arquivo/Quatro Rodas)

A dirigibilidade do HB20S é das mais agradáveis. Apesar da leveza da direção, a carroceria mantém-se bem equilibrada mesmo com o carro carregado.

Outra grande virtude são suas dimensões compactas: ele tem somente 33 cm a mais que o hatch HB20, ou seja, mede apenas 4,23 metros e o terceiro volume lhe garante um porta-malas de 450 litros. O entre-eixos de 250 cm cobra seu preço no espaço interno.

Hyundai HB20S em posição 3x4 de traseira
(Divulgação/Hyundai)

Vale considerar uma das várias séries especiais criadas para alavancar as vendas: quase todas trazem rodas com desenho exclusivo, bancos revestidos de couro e um pacote de itens de série bem mais generoso.

Continua após a publicidade

Robusto e confiável, o HB20S está amparado por uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem em uma rede de concessionários bem afamada no atendimento. Só não é uma unanimidade entre reparadores independentes, devido ao alto valor das peças originais, problema nem sempre sanado pelo mercado paralelo.

Defeitos do Hyundai HB20S

HB20 S
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Partida a frio  Dificuldades na primeira partida do dia podem ocorrer devido ao travamento da válvula solenóide da injeção de gasolina em baixas temperaturas. O problema é sanado com a substituição da peça, que custa em torno de R$ 600.

Suspensão A suspensão do HB20 é robusta, mas o curso curto pode resultar em danos nas hastes dos amortecedores. Ruídos e batidas secas são um indício claro de problemas em outras partes, como buchas de bandeja, pivôs, bieletas e batentes dos amortecedores.

Ar-condicionado  O defeito mais comum é causado pelo rompimento do condensador. Vazamento no evaporador e falta de óleo no compressor também são problemas sérios que podem ser evitados com a manutenção periódica do sistema.

Catalisador  A luz de avaria no sistema de injeção pode indicar a obstrução do catalisador, geralmente causada por combustível de má qualidade. A peça original não sai por menos de R$ 4.700: a baixa eficiência do componente é indicada pelo código de falha P 420.

Continua após a publicidade

Câmbio automático  Alterne a alavanca entre as posições D e R e verifique se há demora no engate das marchas. A alavanca precisa correr livremente e as trocas devem ocorrer sempre de forma suave, sem trancos ou retenção indevida.

A voz do dono

Nome: Eriko Tallevi
Idade: 43 anos
Profissão: consultor de vendas
Cidade: Curitiba (PR)

O que eu adoro: “Motor 1.6 16V proporciona ótimo desempenho e baixo consumo, além de ser bem casado com o câmbio automático. Apesar do conforto, a suspensão não compromete a estabilidade.”

O que eu odeio: “O acabamento é o melhor da categoria, mas pode melhorar: ainda sofre com ruídos internos irritantes. Falta um comando elétrico para abertura do porta-malas e o valor das revisões é bem elevado.”

Preços dos Hyundai HB20 Sedan usados

Hyundai HB20S usado é sedã confortável e robusto a partir de R$ 35.000
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Hyundai HB20S

Tabela de preços das peças HB20
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

Reprodução Quatro Rodas 637

Continua após a publicidade

Abril de 2013  “A dirigibilidade agrada qualquer que seja a versão escolhida, com direção e suspensão com ajuste mais voltado para o conforto. (…) Assim como o hatch, o HB20S tem no silêncio da cabine um de seus maiores destaques. Os motores da família HB20 são modernos. Incorporam a tecnologia flex, mas ainda precisam de um tanquinho de gasolina.”

Teste de pista Hyundai HB20 Motor 1.0

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,1 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 36,5 s
  • Velocidade Máxima: 162*
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 9,1 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 13,5 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 22,5 s
  • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,8 / 29,6 / 66,9 m
  • Consumo urbano: 8,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 11,3 km/l

Pense também em um…

Chevrolet Prisma
(Divulgação/Divulgação)

Chevrolet Prisma (2a geração) Tanto o 1.0 (80 cv) quanto o 1.4 (106 cv) apresentam bons números de desempenho e consumo. Priorize a versão LTZ 1.4, que já traz ar-condicionado, espelhos elétricos, computador de bordo e o consagrado sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque, rádio, Bluetooth e tocador de áudios.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.