Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Quais são, como encontrar e para que servem os códigos de segurança da CNH

Código alfanumérico está presente desde os primórdios da CNH e é essencial para evitar fraudes, já o QR Code veio para integrar o documento ao mundo digital

Por João Vitor Ferreira
19 out 2024, 18h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se você olhar sua CNH com atenção verá uma série de informações. As mais comuns e que mais utilizamos são o número de registro, nossos dados pessoais como RG e CPF, além da categoria. Mas pouca gente conhece e sabe para que servem os códigos de segurança da CNH.

    Sim, no plural. Existem dois tipos de códigos de segurança na CNH totalmente diferentes. Cada um tem uma função específica e para você não se confundir vamos explicar tudo sobre eles.

    O que são, para que servem e onde encontrar os códigos de segurança

    O primeiro código é o mais antigo deles. Ele é composto por uma combinação de números e letras e serve como validação do documento e consulta de bancos de dados. Além disso, como seu nome sugere, ele funciona como uma barreira de proteção do seu documentos e dados, sendo essencial para evitar fraudes e falsificações.

    Este código está presente no verso CNHs e, em versões emitidas antes de junho de 2022, ele está localizado do lado direito da assinatura do emissor, embaixo da data de emissão. Já nos documentos emitidos após essa data, o código está abaixo da assinatura do emissor, à direita do campo “Local”.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    A partir de 2017, além do código alfanumérico, o Brasil também passou a adotar um segundo código de segurança, o QR Code. Localizado na parte interna da CNH, o QR Code tem como função, além de garantir a segurança dos seus dados e facilitar a consulta de órgãos de trânsito e oficiais da lei, ele faz a ponte entre a habilitação física e digital.

    CNH 2022
    Código alfanumérico fica localizado o lado do campo local e abaixo da assinatura do emissor no verso da CNH (Contran/Divulgação)

    Para ter acesso a sua CNH digital, primeiro é necessário baixar o aplicativo oficial em seu smartphone. Em seguida, ele pedirá que você escaneie o QR Code da sua CNH física e confirme seus dados. 

    Continua após a publicidade

    Após fazer isso, você terá acesso ao documento digital, que é válido assim como o físico. Além disso, com acesso ao aplicativo, também é possível registrar o documento do seu veículo, consultar a pontuação da sua CNH, assim como multas e outras pendências.

    Estou sem a minha CNH. Como consigo o código de segurança?

    Se você precisa do código de segurança, mas não está com o documento físico ou digital, então você precisa seguir estes passos.

    Primeiro, acesse o site do Detran e procure por “Pesquisa de Código de Segurança”. Em seguida, clique em “Acessar Serviço”, preencha todos os dados, confirme seu CPF e depois clique em pesquisar. Com isso, o sistema do Detran irá lhe informar o código de segurança da sua CNH.

    Continua após a publicidade

    Vale lembrar, que esse é o único meio necessário de ter acesso ao código sem estar com a habilitação em mãos. O Detran jamais vai enviar essa informação por telefone ou e-mail. Então, fique atento!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.