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Qual a influência da temperatura ambiente no rendimento do carro?

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h18 - Publicado em 21 nov 2016, 17h20
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  • Está muito frio? O carro fica mais potente - mas o consumo pode aumentar
    Está muito frio? O carro fica mais potente – mas o consumo pode aumentar (Reprodução/Instagram)

    Qual a influência da temperatura ambiente no rendimento do carro? – Edson Zavon, Juiz de Fora (MG).

    O engenheiro automotivo Gustavo Camara explica que a temperatura ambiente influencia diretamente na quantidade da mistura ar/combustível admitida pelo motor.

    Quanto menor a temperatura, maior a massa de ar que caberá na câmara de combustão e, consequentemente, maior o de combustível. Ele lembra que essa relação é controlada eletronicamente pela unidade de comando eletrônico (ECU), que garante que essa proporção não varie.

    Como referência, se houver redução de 10°C ou 15°C na temperatura externa, haverá aumento de potência de até 5 cv.

    Pelo mesmo motivo, a maioria dos carros movidos por motores turbo possui o intercooler, um equipamento que resfria o ar admitido pela turbina do motor. Por ser mais denso, o ar frio captado é mais comprimido, com mais oxigênio por volume, melhorando o rendimento volumétrico da queima.

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    Por outro lado, em dias muito frios, o consumo do carro pode aumentar. A quantidade da ar/combustível necessária para ocorrer a combustão é chamada mistura estequiométrica, que no caso da gasolina é 14,6:1 – ou seja são necessários 14,6 gramas de ar para 1 grama de combustível. Como a densidade do ar fica maior sob baixas temperaturas, mais gasolina é necessária para a combustão completa.

    Marginalmente ainda há outros fatores que podem contribuir para o aumento de consumo. A pressão dos pneus cai 1% a cada 6 graus Celsius, o que aumenta o atrito de rolamento. Dias mais frios também fazem com que o motor gaste mais energia para chegar à temperatura normal de trabalho. Por último, o arrasto aerodinâmico do veículo aumenta, em razão da maior densidade do ar frio.

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