Raio X: quanto custa manter um Fiat Fastback Impetus de R$ 152.990
Confira quais são os valores cobrados para diferentes componentes do SUV, além de revisões, seguro e desvalorização
O Fiat Fastback Impetus é a versão mais cara SUV cupê quando com motor 1.0 turbo de 130 cv e o câmbio CVT. O conjunto garante bom desempenho: vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, de acordo com nossos testes. O Pulse, também testado com gasolina, cravou 9,9 s.
A melhora no consumo beira um ganho de 2 km por litro. O SUV cupê tem médias de 12,3 km/l no ciclo urbano e 16,2 km/l no rodoviário. O irmão fez 10,4 km/l e 14,2 km/l em nossas medições, respectivamente.
Os elementos verticais na frente dão a impressão de que o Fastback é mais alto, mas sua altura livre do solo é de 19,2 cm, ou 0,4 cm a menos que no Pulse. Por outro lado, o Fastback é 34 cm mais comprido: são 4,43 m, ou 3 cm a mais que um Compass. Mas tem meros 2,53 m de entre-eixos, menos que os 2,54 m do Citroën C3.
Chamam atenção o porta-malas, de 516 litros, e os itens de série, como faróis full-led, frenagem automática de emergência, quadro de instrumentos digital, multimídia de 10,1” e freio de estacionamento eletrônico. Fica devendo, porém, o piloto automático adaptativo.
Quanto custa manter o Fiat Fastback Impetus?
Revisões até 60.000 km: R$ 4.892
Seguro: R$ 4.163
Rede de concessionárias: 520
Desvalorização: –
Teste Quatro Rodas
Aceleração
0 a 100 km/h: 9,6 s
0 a 1.000 m: 31,7 s – 169,2 km/h
Velocidade máxima:
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,2 s
D 60 a 100 km/h: 5,3 s
D 80 a 120 km/h: 6,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,4/25,6/58m
Consumo
Urbano: 12,3 km/l
Rodoviário: 16,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.:46,7/64,1 dBA
80/120 km/h: 63,9/71,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 1.800 rpm
Volante: 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 139.990
Garantia: 3 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 25 °C; umid. relat., 60%; press., 1.012,5 kPa
Ficha Técnica
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, 999 cm³, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,7 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/45 R18 Rodas: liga leve, 18’’
Peso: 1.262 kg
Dimensões: comprimento, 442,7 cm; largura, 177,4 cm; altura, 154,5 cm; entre-eixos, 253,2 cm; porta-malas, 516 l, tanque, 47 l