Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Renault Kwid tem vazamento de óleo pela tampa de válvulas do motor

Motoristas de Renault Kwid reclamam dos constantes vazamentos de óleo pela tampa de válvulas do motor

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 20 dez 2022, 09h10 - Publicado em 20 dez 2022, 09h05
Kwid
David Falcão ficou sem o carro usado para trabalhar (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Lançado em 2017, já como modelo 2018, o Renault Kwid enfrentou diversos problemas de qualidade na estreia, os quais foram sendo corrigidos com o passar do tempo.

As primeiras unidades que chegaram ao mercado (e outras não tão pioneiras assim) seguem com os defeitos que mais cedo ou mais tarde se manifestam. Um desses problemas está na tampa das válvulas do motor, que resulta em vazamento de óleo.

Segundo funcionários de uma concessionária Renault, em Minas Gerais, o defeito é conhecido e ocorre, principalmente, com modelos fabricados entre 2018 e 2020. “Até dois anos atrás era preciso requerer a troca em garantia para a Renault, mas, por causa dos inúmeros casos atendidos, hoje a peça é trocada mais rapidamente”, revela um atendente.

De acordo com ele, era necessário filmar a tampa de válvulas sobre uma superfície plana mostrando o empenamento da peça ou a quantidade insuficiente de material de vedação. A troca gratuita, porém, só acontece para os veículos que ainda estão cobertos pela garantia, que é de três anos ou 100.000 km.

Renault Kwid Mercado 740
Renault Kwid Zen 1.0 (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Sorte do motorista de aplicativo Rafael Oliveira Soares, de Paulista (PE), dono de um Kwid Zen 2020. “Com menos de 70.000 km rodados, o motor do meu carro perdeu força e notei o vazamento pela tampa de válvulas e que o local das velas está cheio de óleo”, conta Rafael.

Mas há os que reclamam que a troca da peça não é a solução definitiva, como afirma o caminhoneiro Uelington de Oliveira Gurgel, de Diadema (SP), dono de um Kwid Intense 2018. “Todas as vezes que levei meu carro para a concessionária trocaram a tampa das válvulas. O óleo do motor escorre pela lateral direita, próximo à corrente de comando e some todo após rodar menos de 3.000 km. Por isso resolvi vender o carro”, conta.

Continua após a publicidade
motor kwid
Motor 1.0 12V do Renault Kwid (Christian Castanho/Quatro Rodas)

 

As oficinas independentes especializadas em Renault também conhecem a falha. “Nos últimos dez meses trocamos mais de cinco tampas de válvulas do Kwid, isso sem contar os proprietários que pedem apenas para renovar a cola e em menos de 15 dias voltaram com o mesmo problema”, diz um mecânico de Porto Alegre (RS), que pediu para não ser identificado.

Compartilhe essa matéria via:

Consultada, a Renault diz que os problemas relatados eram pontuais e todos os casos foram resolvidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.