Rodar em estrada faz o motor do carro durar mais?
Rodar por mais tempo em trechos rodoviários tende a gerar menos desgaste ao longo de maior tempo, mas cuidados devem ser os mesmos
Tenho um carro 1.0 2009 que está com 170.000 km, porém a quase totalidade da quilometragem foi feita em estrada. Sempre fazendo a manutenção. Gostaria de saber se o motor do meu veículo tem probabilidade de chegar aos 300.000 km? – Emerson Alves, Águas Claras (DF)
Um automóvel é desenvolvido para uma vida nominal de aproximadamente 240.000 km ou 15 anos, prazo em que se projeta que 90% dos veículos devam ainda estar sem falhas em qualquer de seus sistemas, a não ser os de desgaste, para as quais se recomenda as trocas dentro das revisões periódicas.
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Segundo o engenheiro Erwin Franiek, mentor de engenharia avançada da SAE Brasil, no seu caso, por estar fazendo uso regular em condições favoráveis (que as estradas propiciam), seu carro pode realmente chegar com menos falhas aos 300.000 km. Porém, fique atento ao aumento do consumo de óleo do motor, bem como os demais líquidos que devem ser repostos sempre com os aditivos recomendados de fábrica.
E atenção à rotação do motor: repare se o regime de operação na estrada não ultrapassa constantemente as 4.000 rpm, pois em rotações mais altas os desgastes são maiores e, portanto, se aproxima novamente do padrão da vida útil dos 240.000 km.
Recomenda-se velocidade de cruzeiro em que as rotações fiquem abaixo da faixa entre 2.000 e 3.000 rpm, além disso permitir que o carro tenha um melhor consumo de combustível.
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