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Teste de produto: o compressor portátil de R$ 350 para calibrar os pneus

Apesar de compacto, compressor Air Hawk enche pneus como no posto: você regula a pressão e ele faz o restante. E rapidinho

Por Péricles Malheiros
12 mar 2019, 07h00 • Atualizado em 1 out 2021, 15h39
A facilidade de uso do Air Hawk é o seu ponto mais forte (Renato Pizzuto/Quatro Rodas)
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  • air hawk 2
    A facilidade de uso do Air Hawk é o seu ponto mais forte (Renato Pizzuto/Quatro Rodas)

    Muita gente já pensou em manter no carro um compressor de ar. E muitos já desistiram por conta do espaço que esse tipo de equipamento rouba no porta-malas.

    Compacto e leve, o Air Hawk não causa esse problema, mas será que o tamanho reduzido não afeta também a sua principal função, de encher pneus? Nosso teste mostrou que não.

    Com bateria recarregável de 12 volts e com 1.500 mAh de capacidade, o Air Hawk é acompanhado ainda por um kit que inclui: estojo de tecido, carregador 110/220 volts e adaptadores para válvulas de pneus, infláveis (colchões e brinquedos) e bolas.

    Com desenho do tipo pistola, o Air Hawk tem a facilidade de uso como seu ponto mais forte.

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    Para encher um pneu murcho, basta ligar o aparelho, rosquear a mangueira flexível na válvula, ajustar a pressão desejada (apresentada em psi ou kPa) e apertar o gatilho.

    Air Hawk 3
    Visor digital conta com iluminação (azul) facilita a operação em locais escuros (Renato Pizzuto/Quatro Rodas)

    Automaticamente, o compressor liga e só desativa quando a pressão é atingida. Mas fique atento: se a pressão desejada estiver abaixo da do pneu, o Air Hawk não ligará, pois, assim como os compressores convencionais, ele não retira o ar.

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    O visor digital conta com iluminação (azul), o que facilita a operação em locais escuros. Há ainda um led branco logo acima do gatilho, apontado para a frente, para facilitar o acoplamento na válvula.

    Como a mangueira é curta, o ideal é parar com a roda numa posição em que a válvula fique a cerca de 15 cm do chão, para que o Air Hawk, em funcionamento, possa se manter apoiado no piso.

    Para comparação, testamos um segundo compressor, convencional, desses de ligar na tomada 12 V do carro.

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    Enquanto o Air Hawk precisou de pouco mais de 4 minutos para encher um pneu 235/45 R18, o modelo mais simples só cumpriu a tarefa em 12 minutos. E o melhor: a bateria carregada permite encher até quatro pneus.

    Portátil e fácil de usar, o Air Hawk tem no preço alto (R$ 349,90) o seu único ponto fraco – um compressor tradicional custa em média de R$ 30 a R$ 60.

    No uso, porém, ele supera os compressores convencionais com fio, maiores, mais pesados e, como nosso teste mostrou, menos eficientes.

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    Avaliação – Air Hawk Pro

    AIR HAWK
    O Air Hawk tem bateria recarregável de 12 volts (Reprodução/Internet)

    Cumpre o que promete? Sim
    Nota: 9,0
    Comentário: Visor iluminado e parada automática: para calibrar, basta selecionar a pressão desejada e apertar o gatilho.
    Preço médio: R$ 349,90
    Compra: polishop.com.br

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