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Teste do especialista: compressores portáteis são eficientes?

Em vez de encher a família de tédio esperando na fila do posto, por que não calibrar os pneus em casa com seu próprio compressor?

Por Fernando Garcia
Atualizado em 20 abr 2021, 18h55 - Publicado em 17 jan 2019, 10h50
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Três modelos são famosos no mercado (Paulo Bau/Quatro Rodas)

Antes de pegar a estrada, a calibragem dos pneus é regra. Porém, nos postos, a fila pode fazer o motorista pensar em desistir. Quando pintar essa dúvida, pense em comprar um compressor de ar 12V.

Escolhemos os três modelos mais comuns à venda e levamos para um teste com o técnico João Moura. “O  Schulz é o mais completo, enquanto o Bremen dá o troco com o menor ruído. O Tramontina até ganha do segundo colocado por ter um cabo 43 cm maior, mas perde nesse quesito para o campeão Schulz.

O especialista

Nome: João Henrique Moura

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Profissão: mecânico

Experiência: com 30 anos de estrada, dirige a João Moura Automotive Services, oficina mecânica e borracharia.

1 – Schulz 2 – Bremen 3 – Tramontina
Nota do especialista 8,5 7,0 6,0
Comentário “Ele tem a vantagem de trazer uma lanterna para emergências, porém não é possível usá-la durante a calibragem à noite porque o botão do aparelho é único. Ou seja, ou você liga o compressor de ar ou liga a lanterna, nunca os dois juntos. É o mais barulhento, porém tem o cabo mais longo (3,15 m) e é o que encheu em menos tempo um pneu 235/60 R18. De 10 libras para 30, ele levou 8 minutos.” “É menor em relação ao da Schulz, podendo ser guardado até no porta-luvas. Se no tamanho ele é reduzido, o mesmo não pode ser dito do seu tempo de calibragem: levou 12 minutos para o pneu com 10 libras chegar a 30 libras – o ideal é não ultrapassar os dez minutos, conforme suas próprias instruções. Mas na questão do ruído ele é melhor que o compressor campeão.” “É parecido com o Bremen, exceto pela ausência da entrada de ventilação extra na parte superior. Mas o cabo é maior (2,85 contra 2,42 m), o que favorece calibrar veículos grandes ou estepes sem tirá-los do porta-malas. Para encher o pneu, demorou 15 minutos, porém recomenda-se que a cada dez minutos de uso ele deve ficar desligado por 30 minutos, para resfriar.” 
Pró cabo longo e lanterna menor ruído 
cabo maior que o do Bremen
Contra  ruído alto e uso da lanterna ou do compressor não tem lanterna nem botão on/off do compressor não tem lanterna nem botão on/off do compressor
Preço R$ 69,90 R$ 51,45 R$ 64,90
Site schulz.com.br bremenimportadora.com.br tramontina.com

 

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