Teste do Especialista: subwoofers autônomos
Para quem quer força nos graves sem mandar a bagagem para o espaço
Quem gosta de som automotivo sabe que um bom subwoofer é o primeiro passo para transformar seu sistema de áudio em algo digno de nota. O problema é que as caixas desenvolvidas para acomodar esse altofalante, além do espaço que tomam no porta-malas, precisam estar ligadas a um amplificador.
Para economizar espaço, surgiu a caixa ativa, que é um subwoofer autônomo. Claudio Homero Rodrigues, especialista em som automotivo, explica que ela tem amplificador próprio, é mais barata, simples de instalar e ocupa um espaço menor, podendo ser colocada até sob o banco dianteiro, por exemplo.
LEIA MAIS:
>> Tudo sobre produtos para carro na QUATRO RODAS
>> Teste das centrais multimídia dos carros nacionais
>> Os segredos dos roncos dos motores
Para esse comparativo, avaliamos quatro dos modelos nacionais mais vendidos nas lojas: PS-8 da Hurricane, BUS 20 da Focal, CP-AS1080 da Fusion e BW-400AMP da Booster. O teste foi às cegas: os avaliadores só ouviam o som que vinha das caixas, sem ter contato com o produto.
“Eu sempre gostei de som automotivo, mas agora tenho filhos e esposa, infelizmente não é possível instalar mais nada no porta-malas. Confesso que me espantei com essas caixas ativas e já comecei a enxergar a possibilidade de ter um belo sistema de áudio no meu carro”, afirma o usuário Alexandre Simioni.
O ESPECIALISTA
Nome: Claudio Homero Rodrigues
Profissão: consultor técnico de áudio
Experiência: ex-juiz da Iasca (Associação Internacional de Campeonatos de Som) e dono da loja especializada em som automotivo Smero Car Audio há 20 anos.
O USUÁRIO
Nome: Alexandre Simioni
Idade: 42 anos
Profissão: gerente de marketing
Experiência: dono de uma Toyota Fielder, em sua garagem já passaram mais de 40 carros, todos com algum tipo de sonorização automotiva.
| Focal Bus 20 | Hurricane PS-8 | Booster BW-400AMP | Fusion CP-AS1080 | |
|---|---|---|---|---|
| Nota do especialista | 9 | 7,5 | 7 | 2 | 
| Avaliação do especialista | “Saiu-se melhor em vários aspectos, em especial pelo grave mais encorpado e pelas batidas secas e profundas. É a melhor escolha. Só o preço é um complicador, porém é um produto de alta qualidade.” | “Já tinha ouvido falar dessa caixa e, testando, pude comprovar que ela é muito boa. Os graves são bem fortes e, se o cliente busca um produto que ofereça essas características, sem dúvida ela é a escolha ideal.” | “Muito boa e tem custo-benefício interessante. O equipamento tinha entrada para o potenciômetro, mas veio sem ele, por isso não tivemos como analisá-la utilizando esse ganho de potência.” | “Tocou muito pouco. Tentamos de tudo, colocamos o ganho no máximo, aumentamos o som, enfim, ficamos um bom tempo com essa caixa, mas parece que ela não tem mesmo a potência das demais.” | 
| Nota do usuário | 9 | 7 | 8 | 2 | 
| Avaliação do usuário | “Ganha fácil de todas as outras. As batidas são mais harmônicas, o grave é encorpado, enfim, realmente ela se destaca. O único ponto negativo é o preço, muito superior.” | “Ela bate muito bem e o ganho é excepcional, mas senti um incômodo devido à vibração. Acho que, se eu colocasse a caixa sob o banco, ia atrapalhar o passageiro.” | “Gostei bastante. Se ela tivesse um pouquinho mais de ganho de potência, talvez ela pudesse brigar pela liderança. Essa caixa é ideal para quem não quer gastar muito.” | “Não consegui notar tanta diferença de áudio ao usar essa caixa. Comparando com as demais concorrentes, ela realmente ficou bem atrás.” | 

 Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo”
Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo” GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026
GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026 IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não
IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA