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Um pneu run flat pode rodar vazio por quantos quilômetros?

Em caso de uma emergência, é sempre bom saber quantos quilômetros um pneu run flat percorre totalmente vazio

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 31 ago 2021, 12h37 - Publicado em 31 ago 2021, 12h37
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  • Esquema de estrutura do pneu run flat
    Pneus run flat tem estrutura reforçada para suportar o peso do carro (Acervo/Quatro Rodas)
    Qual é a quilometragem que eu posso percorrer a 80 km/h com um pneu Run Flat vazio?

    Demétrios Cardoso – Maringá (PR)

    Quando o pneu run flat fica totalmente sem ar em seu interior, todo o peso do veículo se sustenta sobre sua estrutura reforçada, permitindo ao motorista rodar até 80 km, com velocidade máxima de 80 km/h.

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    Dessa maneira, o dono do automóvel consegue encontrar um posto de reparo ou parar em segurança com o veículo.

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    “Respeitando essa velocidade e essa distância, o motorista terá segurança e o veículo se manterá estável e na trajetória”, afirma o gerente de produtos da Pirelli, Fabio Magliano.

    Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda). Quando está totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado nesta camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem. Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.

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    Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral)
    Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outra vantagem de segurança é a capacidade de manter o controle do veículo no caso de estouro do pneu em alta velocidade – ainda que esta ocorrência seja rara em pneus modernos.

    Mas nem todo carro pode receber um pneu run flat. É essencial que o veículo esteja equipado com sensor de pressão, pois o motorista pode não perceber que os pneus estão sem ar. Além disso, o projeto de suspensão precisa estar adaptado aos pneumáticos desse tipo, que são mais pesados.

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    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    (Arte/Quatro Rodas)
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