Vinagre ganhou status milagreiro. Está em “receitinhas” de limpeza, é indicado como amaciante e alvejante de roupa e, além do uso culinário, agora há quem indique limpar os pneus do carro com vinagre.
A vantagem alardeada seria deixar os pneus do carro com aspecto de novo, fazendo valer a capacidade do vinagre de tirar graxas e gorduras dos pneus. Mas isso pode, na verdade, comprometer os pneus do seu carro.
Questionamos a Goodyear sobre o uso de vinagre para lavar os pneus. De acordo com a fabricante, não há nenhum estudo que comprove que o vinagre possa danificar os pneus.
“Porém, não recomendamos a limpeza dos pneus com nenhum tipo de produto químico e/ou derivados de petróleo. O Vinagre contém ácido acetílico e, ao longo dos anos é possível que danifique as propriedades da borracha”, explica Rodrigo Falcão, Gerente de produto de pneus passeio da Goodyear do Brasil.
“A maneira mais correta de se limpar os pneus é com sabão neutro e água. Pela propriedade das borrachas, a utilização de qualquer tipo de produto químico pode danificá-las e culminar na perda da garantia”, completa o executivo. Nem vinagre, nem pretinho e nem silicone, portanto.