Após décadas, Porsche Carrera GT e Ferrari 288 GTO ganham pneus modernizados
Mesmo com pneus exclusivos e poucas unidades produzidas, supercarros do passado ainda têm desenvolvimento de pneus dedicados a eles
Quem tem dificuldade para encontrar pneus aro 13 de marcas mais famosas pode se surpreender com isso, mas os grandes fabricantes mantém a produção de pneus específicos para supercarros de décadas passadas. Na verdade, mais que isso: elas continuam evoluindo os pneus dedicados a esses carros.
As últimas novidades vêm da Pirelli e da Michelin. A Pirelli lançou novos pneus Cinturato P7 para a Ferrari 288 GTO como parte das comemorações dos 40 anos do supercarro. Já a Michelin atualizou pela segunda vez os pneus que criou exclusivamente para o Porsche Carrera GT, lançado há 20 anos.
No caso dos pneus da Ferrari, eles fazem parte da linha Pirelli Collezione, dedicada a carros antigos. Eles combinam design da banda de rodagem e construção modernos com o visual apropriado para a época, de acordo com a Pirelli. Os pneus com especificação GTO serão oferecidos nos mesmos tamanhos dos originais — 225/50 R16 na frente e 265/50 R16 atrás.
São pneus marcantes para a Pirelli, porque se anos depois os Cinturato P7 chegaram a carros de rua mais convencionais, eles foram originalmente desenvolvidos para o Campeonato Mundial de Rally (WRC) de 1974 e lançado como um pneu para carros de rua em 1976. Foram os primeiros pneus de perfil baixo da Pirelli. Hoje há pneus muito mais estreitos que os de perfil 50, mas isso foi uma evolução notável na década de 1970.
O público para esses pneus é bastante restrito: a Ferrari 288 GTO teve 272 exemplares fabricados, incluindo algumas versões Evoluzione para corridas de rua. A Ferrari ainda fabrica pneus sob medida para a Enzo, além de atender as F40 e F50 com pneus da linha Collezione.
Os Porsche Carrera GT tiveram produção maior, de 1.270 unidades entre 2003 e 2006, e agora podem ter seu desempenho melhorado com os novos pneus Pilot Sport Cup 2, desenvolvidos para substituir os Pilot Super Sport lançados em 2013 para substituir os Pilot Sport PS2 originais do esportivo.
O composto de borracha e a estrutura dos pneus foram aprimorados com base nas descobertas mais recentes da tecnologia de pneus. Partiram para a tecnologia bicomposto, com borrachas diferentes na banda de rodagem, com sílica no ombro interno e no bloco interno da banda de rodagem para melhorar a aderência em piso molhado, mas ainda utiliza negro de fumo na receita.
Além do feedback melhorado no limite de aderência, o novo pneu reduz a distância de frenagem de 100 km/h a 0 em 2,5 metros. De 200 km/h, o superesportivo para até 12 metros antes. Esses novos pneus podem ser encomendados em qualquer concessionária Porsche no mundo.