O Toyota Bandeirante saiu de linha no Brasil em 2002, mas um carro em bom estado, independente do ano, pode custar mais de R$ 120.000. Faz questão de ter um Bandeirante e não pode gastar muito? Os chineses podem lhe ajudar.
No Alibaba, a Jiangsu Aodun Automobile Industry Company indica ser fornecedora da joint-venture FAW-GM, mas também estampa carrocerias para antigos carros de sucesso vendidos no mundo inteiro. Há capôs para Dodge Charger, painéis de carroceria para a VW Kombi, peças para Hyundai, Tesla e para carros de diversas fabricantes chinesas.
Mas os produtos que mais chamam a atenção são as carrocerias completas que são capazes de fazer. É possível iniciar a reconstrução de um Toyota AE86, dos Land Rover Defender 90, 110 e 130 (sem ser de alumínio, é verdade) ou de um Ford Mustang, mas o que mais chama a atenção é a disponibilidade de carrocerias completas do Toyota Bandeirante.
Bem, Bandeirante foi um nome usado apenas no Brasil e lhe servia muito bem pela proposta e por ser o primeiro Toyota fabricado fora do Japão. Mas seu nome no exterior era FJ40 Land Cruiser.
Com um chassi original ou compatível (de uma Hilux, quem sabe?), é possível reconstruir o jipe como novo. Também existe carroceria nova para a versão picape, FJ45, cuja caçamba pode ser vendida separadamente.
O preço de cada carroceria completa e já pintada começa em 11.000 dólares, (R$ 60.000), mas pode ser reduzido a 9.000 dólares (R$ 49.000) para um lote com cinco ou mais carrocerias. A empresa cobra 30% como sinal, mais 20% após o embarque e os 50% restantes quando a encomenda é entregue.
Pelas imagens é possível ver que a Jiangsu Aodun Automobile tem exemplares originais dos carros. Certamente foram usados como modelos para o desenvolvimento dessas peças de estamparia. Será que a cópia realmente é boa?