Uma jovem simpática, de camisa e calça imaculadamente brancas, pergunta educadamente a todos: “Desejam uma taça de champanhe?” “Pop”. Uma nova garrafa é aberta e o espumante borbulha nas taças. Este ritual de boas-vindas faz parte do The Quail tanto quanto carros ultra exclusivos e chapéus de palha.
A Monterey Car Week é sem dúvida o evento automobilístico mais exclusivo do ano e o encontro de sexta-feira no campo de golfe “The Quail”, que é um salão do automóvel ao ar livre, foi um dos pontos altos deste desfile de joias sobre rodas que dura sete dias.
Aqui você pode desfrutar da alegria da mobilidade individual. Carros elétricos e roupas feitas a partir de materiais sustentáveis são apenas secundários aqui. As sandálias Hermes adornam os pés femininos e as bolsas Prada brilham a tiracolo. O desfile de moda automobilística continua nos estacionamentos ao redor do local: as vagas estão repletas de Ferrari, McLaren ou SUVs caros de marcas gourmet como Rolls-Royce ou Bentley.
Não é de admirar: em toda a região de Monterey, em locais como Carmel-by-the-Sea, cerca de 190 quilômetros a sul de São Francisco, as pessoas estão bem e demonstram isso mesmo. Os preços dos ingressos são como um processo de seleção monetária: o ingresso por compra antecipada custa US$ 1.200 e o dobro na bilheteria.
A densidade de celebridades por metro quadrado é correspondentemente alta. O ex-chefe da FIA, Jean Todt, caminha pelo gramado. Na McLaren, o ex-campeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, que não demonstra idade aos 77 anos, fica ao lado de seu carro campeão mundial de 1974, McLaren M23, e conversa com os fãs.
A agitação descontraída no gramado bem aparado do exclusivo clube de golfe se adapta a esse estilo de vida americano. Assim como os veículos, que são polidos para brilhar e apaixonar sob o sol do norte da Califórnia.
O BMW Isetta tem lugar reservado aqui, assim como o Lamborghini Espada Série II (1971) e o Ford Modelo 40 de 1934 com uma grade do radiador que faz os modelos atuais da BMW parecerem discretos. O Ruf Rodeo é a interpretação da Pfaffenhausen do Porsche Dakar. No entanto, a empresa de tuning do sul da Baviera teve essa ideia há quatro anos e apresentou um estudo que agora ganha vida.
Um destaque do show desse ano é a exposição com o lema “A Evolução do Super Carro Esportivo”, com presenças como a do Mercedes CLK GTR Roadster com motor AMG V12 de 6,9 litros. Os “100 Anos de MG” são celebrados com dignidade. Mantendo seu nome marcial, o blindado Rezvani Vengeance (Revenge) está equipado de acordo: um canhão de spray de pimenta afasta atacantes indesejados e uma cortina de fumaça esconde o veículo.
Motocicletas esportivas clássicas como a Bultaco Metralla MK2 250 Street também atraem interesse, assim como o Fiat Shellette convertido. Essa edição especial é baseada no Fiat 850 e é um dos 80 exemplares feitos para proprietários de iates Rivera.
A poucos passos de distância está uma Ferrari 365 GT4 1975 convertida numa shooting break pela empresa suíça de Willy Felber, mas está longe de ser a estrela mais antiga do desfile porque o Ford Modelo 40 5 Window modificado reclama também muita atenção dos visitantes.
Mais de 100 anos de construção de automóveis são celebrados aqui com carros que vão do período pré-guerra até atuais carros de corrida híbridos plug-in, como o Lamborghini Temerario, o sucessor do Huracan, com seus impressionantes 920 cv que lhe permitem performances fora de série, como o sprint de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade máxima de 340 km/h.
Na Maserati, a estrela se chama GT2 Stradale, tem genes do MC20 e é a versão de estrada do esportivo GT2. Com 640 cv e velocidade máxima de 320 km/h, o tridente de corrida não evita ficar para trás no duelo de supercarros do norte da Itália.
Um pouco mais longe, o Rimac Nevera R totalmente elétrico com uns incríveis 2136 cv é um dos super carros mais potentes em exibição permitindo-lhe, entre muitas outras proezas, chegar aos 300 km/h em 8,6 segundos, alcançar os 412 km/h em circuito e 350 km/h na estrada. Haja pneu para tanto!