Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Dez minicarros nascidos e criados no Brasil

Contra aquele ditado que diz "brasileiro compra carro por metro", listamos dez histórias de minicarros que tentaram - e ainda tentam - emplacar no país

Por Redação
12 ago 2023, 18h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Gurgel Supermini

    Gurgel Supermini

    Em 1988 nasceu o primeiro carro 100% nacional, o Gurgel BR-800. Tinha 3,2 m, quatro lugares, motor de dois cilindros e 32 cv. Em 1992 originou o Supermini (foto), com mais 4 cv e acabamento refinado. Viveu os últimos dias da Gurgel, em 1993.

    Gurgel Itaipu

    Gurgel Itaipu

    O Itaipu foi mostrado no Salão de 1974. A forma da carroceria lembrava uma caixa de panetone de 2,7 m de base. Mas o destaque era seu motor elétrico de 3,2 kW (4,2 cv), que o levava a 50 km/h e, segundo o dono do protótipo sobrevivente, roda até 80 km com uma carga.

    Dacon 828

    Dacon 828

    Continua após a publicidade

    Paulo Goulart, dono da Dacon, cortou o motor 1.3 e o chassi do Fusca (o banco traseiro virou dianteiro) e pôs rodas  aro 10, do Mini Cooper. Anísio Campos fez a carroceria de 2,5 m, com soluções como a porta recortada para não raspar em calçadas. O Dacon 828 viveu de 1982 a 1986.

    PAG Nick

    PAG Nick

    Outro projeto de Anísio Campos para a Dacon: uma Saveiro 25% menor (passa a ter 3 m) com formato hatch e preço 50% maior. A ideia era fazer 50 por mês – apesar de caro, era exclusivo. A volta das importações baixou seu apelo. O PAG Nick teve 150 unidades vendidas, de 1988 a 1991.

    Mini-Puma

    Mini-Puma

    Continua após a publicidade

    Houve duas tentativas de criar o Mini-Puma. A de 1974 previa design próprio, motor holandês DAF e consumo de 20 km/l. A segunda, de 1982, era para montar esse Daihatsu (foto). Também não vingou, mas uma geração seguinte desse carro veio em 1995: é o Cuore.

    Gurgel MotoMachine

    Gurgel Moto-Machine

    Versão mais curta e alegre do BR-800, mostrada no Salão de 1990. Tem dois lugares, 2,9 m, estepe continental e portas removíveis – assim como o teto e o para-brisa. Bancos de couro e rodas de liga leve eram opcionais. Foram 177 unidades fabricadas do MotoMachine.

    Gurgel XEF

    Gurgel XEF

    Continua após a publicidade

    Apesar de ter enxutos 3,1 m, o Gurgel XEF era um carro para chefes – com estilo inspirado nos Mercedes e luxos como vidros elétricos e porta-luvas em forma de pasta executiva. Largo (1,72 m), leva três passageiros lado a lado. De 1983 a 1986, vendeu menos de 200 unidades.

    Alcar 400

    Alcar 400

    Para sair do lugar, o Alcar (1982), precisava de um empurrão. A carroceria de dois lugares (com 2,4 m), previa motor traseiro de Honda CB400, – só previa, não teve. Sem o empurrão de uma grande empresa, o belo protótipo, trabalho de faculdade, não foi para a frente.

    Emis Art

    Emis Art

    Continua após a publicidade

    Com 3,1 m e dois lugares, o Emis Art foi artista – atuou na novela Cambalacho (1986). Tem chassi e carroceria próprios, e o resto é uma salada: motor VW 1 600, para-brisa, portas e vidro traseiro de Marajó, painel de Gol, volante de Passat, lanternas de Panorama e faróis de Brasilia.

    PodCycle

    PodCycle

    Desenvolvido a partir de uma ideia dos estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, o PodCycle era um veículo elétrico de dois lugares, planejado para fazer parte de uma rede de compartilhamento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.