Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Farus ML 929 era fora-de-série mineiro com tecnologias de esportivos europeus

Inovador, o Farus nasceu em Belo Horizonte com recursos técnicos modernos e soluções de estilo dignas dos esportivos europeus

Por Da Redação
Atualizado em 7 set 2025, 15h10 - Publicado em 7 set 2025, 15h09
Farus ML 929
Estilo em cunha era moda na época  (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Na era dos carros fora de série no Brasil, onde a maioria dos projetos como Puma e Miura utilizava a robusta mecânica Volkswagen, um esportivo se destacou por sua originalidade: o Farus ML 929. Lançado em 1978, este carro não só dispensou a base do Fusca, como também inovou ao adotar componentes Fiat e um projeto de engenharia único.

O nome Farus é um acrônimo para “Família Russo”, enquanto ML 929 é uma homenagem à matriarca Maria Luiza Russo, nascida em 1929. Essa independência mecânica permitiu à Farus criar um dos veículos mais refinados de sua época.

Farus ML 929
Lanternas traseiras vieram do Ford Corcel II (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O grande diferencial do Farus ML 929 estava em seu chassi. Em vez de adaptar uma plataforma existente, a empresa desenvolveu uma estrutura própria do tipo espinha dorsal, inspirada nos icônicos carros da Lotus. Esse design proporcionou uma geometria de suspensão e direção primorosa, resultando em um comportamento dinâmico excepcional.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para a motorização, a escolha foi o ágil motor Fiat de 1.3 litro e 72 cv, o mesmo que equipava o Fiat 147 Rallye. Montado em posição central-transversal, uma solução típica de esportivos de alto desempenho, o motor garantia uma excelente distribuição de peso e um baixo centro de gravidade, contribuindo para a estabilidade do carro.

Farus ML 929
Sobre o capô, aberturas para o sistema de refrigeração (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Farus ML 929
Faróis escamoteáveis: item de requinte visual nos anos 80 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Com uma carroceria de fibra de vidro em estilo “cunha”, tendência de design nos anos 70 e 80, o Farus ML 929 tinha um visual agressivo e esportivo. O interior, apesar de algumas falhas de acabamento, oferecia conforto para dois ocupantes e itens como vidros elétricos.

Ao volante, a combinação de tração traseira, motor central e suspensão independente nas quatro rodas (McPherson, vinda do Fiat 147) entregava uma dirigibilidade superior à de seus concorrentes diretos. Embora seu desempenho em números absolutos não fosse impressionante (0 a 100 km/h em 17,1s) devido ao peso de 932 kg, a experiência de condução era o seu grande trunfo.

Continua após a publicidade
Farus ML 929
Painel tinha conta-giros, luzes-espia e manômetro de pressão do óleo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Farus ML 929 foi produzido até 1984, e a marca chegou a exportar unidades para diversos países. Em 1981, uma versão mais potente, a TS, foi lançada com motor do Passat TS. A empresa encerrou suas atividades em 1991, após a abertura das importações, deixando um legado de cerca de 1.200 veículos.

Confira abaixo os dados de teste e a ficha técnica completa do Farus ML 929:

Continua após a publicidade
Teste QUATRO RODAS – abril de 1982
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,1 s
Velocidade máxima 148 km/h
Consumo rodoviário 14,1 km/l (com gasolina)
Preço (abril de 1982) Cr$ 1.868.000
Preço (atualizado INPC-IBGE) R$ 83.721
Ficha Técnica – Farus ML 929 1982
Motor 4 cilindros em linha, transv., 1.297 cm³, 8V, comando simples no cabeçote, 72 cv a 5.800 rpm, 10,8 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira
Dimensões comprim., 400 cm; larg, 168 cm; alt., 110 cm; entre-eixos, 240 cm; peso, 932 kg
Pneus 185/70 SR R13

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.