Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Ford Escort clássico é recriado como há 50 anos e com até 300 cv

Primeira geração do Escort RS está voltando a ser fabricado: serão apenas 150 unidades com preço a partir de R$ 2,3 milhões

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 dez 2024, 09h11
Ford Escort RS MK1 Boreman
Ford Escort RS MK1 Boreman (Boreman/Divulgação)
Continua após publicidade

Quer um carro clássico zero quilômetro e com seu projeto melhorado? Prepare o bolso. A Boreman Motorworks revelou o sua versão do Ford Escort RS de primeira geração. O projeto do carro foi licenciado pela Ford de forma oficial, mas ele foi meio que remasterizado pela empresa britânica e têm uma série de melhorias no chassi e na mecânica.

Esse carro, originalmente, foi produzido entre 1973 e 1975. Os materiais evoluíram tanto nestes últimos 50 anos que os novos aços usados deixaram o Escort não apenas mais leve, com também mais rígido que o original. Ainda faz uso de fibra de carbono no capô, na tampa do porta-malas e em partes da cabine. Tudo isso ajudou a chegar num peso final ao redor dos 800 kg.

Ford Escort RS MK1 Boreman
Ford Escort RS MK1 Boreman (Boreman/Divulgação)

Com esse peso mais baixo que o de um Renault Kwid, o Ford Escort RS  MK1 da Boreman receberá, no mínimo, o motor Twin-Cam original do Escort RS com deslocamento aumentado de 1.558 cm³ para 1.845 cm³. Ele rende 185 cv e é combinado a um câmbio manual de quatro marchas, que envia a força para as rodas traseiras. Tudo à moda antiga.

Ford Escort RS MK1 Boreman
(Boreman/Divulgação)
Continua após a publicidade

Quem quiser um carro clássico com ainda mais maldade poderá optar por um motor 2.1 aspirado com virabrequim billet, bielas de aço, acelerador eletrônico, injeção eletrônica e escape de titânio capaz de gerar até 300 cv e com corte de giros de absurdos 10.000 rpm. Esse motor pesa apenas 85 kg e é combinado a um câmbio manual de cinco marchas do tipo dog-leg.

Ford Escort RS MK1 Boreman
(Boreman/Divulgação)
Continua após a publicidade

Conseguiram fazer o carro chegar a uma distribuição de peso na razão 55:45. Isso, com o uso de suspensão McPherson na dianteira e eixo rígido de alumínio e titânio na traseira, que ainda recebe um um diferencial traseiro de deslizamento limitado. Todos os amortecedores são coilover. Ainda há freios a disco nas quatro rodas, com pinças de quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira.

Compartilhe essa matéria via:
Ford Escort RS MK1 Boreman
(Boreman/Divulgação)
Continua após a publicidade

O visual também traz elementos modernos, como os faróis de leds, as caixas de rodas alargadas para acomodar os novos pneus aro 15. Por dentro, ainda tem ar-condicionado e revestimento de Alcantara em algumas partes, como o volante, além de uma gaiola de proteção e um local específico para um capacete.

Ford Escort RS MK1 Boreman
(Boreman/Divulgação)

Este novo velho Ford Escort é um brinquedão para poucos. Apenas 150 unidades serão fabricadas e cada uma custará a partir de 295.000 libras esterlinas, quase R$ 2,3 milhões ao câmbio atual. A garantia é de 2 anos ou 32.000 km.

Continua após a publicidade
Ford Escort RS MK1 Boreman
(Boreman/Divulgação)
Ford Escort RS MK1 Boreman
(Boreman/Divulgação)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.