O mercado automotivo chinês tem fabricantes bastante obscuros, que podem ser desconhecidos até mesmo dentro do mercado doméstico. Parece ser o caso de uma empresa do interior da China que resolveu criar uma versão ainda menor do BYD Dolphin Mini. Podemos chamar de Dolphin Nano?
Em vez de ser um compacto convencional, a cópia elétrica se enquadra no segmento chamado de LSEV, sigla em inglês para “carro elétrico de baixa velocidade”.
São carros que mal têm potência para superar os 50 km/h e têm concepção bastante simplória para não encarecer o preço final. Contudo, são uma solução de mobilidade para quem vive em zonas rurais do interior da China e uma alternativa aos triciclos. Um detalhe: eles dispensam a necessidade de carteira de habilitação e, em algumas cidades, podem circular nas ciclovias.
Esses carros costumam ter menos de 15 cv, demoram cerca de 10 s para chegar aos 30 km/h e a autonomia fica ao redor dos 100 km. A energia pode ser armazenada em baterias de chumbo-ácido, mais baratas porém mais pesadas e com durabilidade menor.
Como não há identificação deste clone do Dolphin Mini, não conseguimos identificar seu fabricante. Mas o BYD não é o primeiro e nem será o último carro que ganhou um clone LSEV. O VW Up! já recebeu essa “homenagem”, assim como o Mini Countryman e, mais recentemente, o GWM Ora 03, conforme a imagem.
Na verdade, são as alternativas mais baratas aos carros originais, pois custam cerca de 2.000 dólares, ou R$ 11.300 no câmbio atual. Ou seja, um décimo do preço de um BYD Dolphin Mini de verdade no Brasil.