Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Alpine A390_β é o primeiro SUV da marca e terá três motores

Com design agressivo, SUV cupê herda design de grandes nomes da marca e é o segundo modelo da "garagem dos sonhos" da marca ao lado do hot hatch A390

Por João Vitor Ferreira
14 out 2024, 17h00
Alpine A390_β
Alpine A390_β  (Alpine/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a era da eletrificação, a Alpine idealizou uma “garagem dos sonhos” e o projeto foi iniciado com o A290, o hot hatch elétrico baseado no Renault 5. Mas ele não estará sozinho nessa e o segundo modelo será o SUV crossover A390_β.

Esse protótipo é um “Frankenstein”, mas no bom sentido. Isso porque o SUV esportivo junta um pouco do design e inspiração de diversos carros da Alpine. Aliás, trata-se do primeiro carro “familiar” da montadora francesa, embora ele seja claramente voltado para a esportividade. É mais ou menos o que a Ferrari quis fazer com o Purosangue — mesmo que ela se recuse a chamá-lo de SUV.

Alpine A390_β
Alpine A390_β (Alpine/Divulgação)

Nada melhor que adentrar nesse território com um modelo cheio de estilo. O visual agressivo fica nítido pela sua carroceria em forma de gota, uma inspiração retirada do cupê A110. Até por isso ele tem um caimento bem acentuado na traseira. Quem olhar bem, vai reparar ainda em uma discreta bandeira da França adornando o pilar C do A390.

Compartilhe essa matéria via:

Na dianteira, o capô dividido forma uma seta olhando de cima, um detalhe bem semelhante ao do protótipo esportivo Alpenglow. O farol é uma fina barra de LED que contorna todo o capô e em suas extremidades, há pequenos pontos triangulares decorativos. A grade fechada se mistura com o para-choque, que tem em sua base detalhes que formam um degradê na cor preta. São em detalhes como esse que justifiam a inspiração em rochas e nos alpes descritos pela montadora.

Continua após a publicidade
Alpine A390_β
Traseira tem sistema que altera a aerodinâmica (Alpine/Divulgação)

Indo para a parte de trás, o conjunto óptico segue o mesmo padrão da dianteira. A diferença é que há o nome “Alpine” iluminado bem no meio da barra luminosa. Um detalhe interessante é que tanto as lanternas quanto o extrator de ar são móveis e podem ajustar o comprimento do total em até 80 mm, assumindo as formas short-tail (mais curta) e long-tail (mais comprido). Isso tem impacto direto na aerodinâmica e no alcance total do modelo.

Alpine A390_β
Alpine A390_β (Alpine/Divulgação)

E por falar em luz, até mesmo as rodas são iluminadas e trazem um design bem estiloso, sendo de 22’’ na dianteira e 23’’ na traseira. Enquanto os pneus são da Michelin e feitos especialmente para o A390.

Continua após a publicidade

Se o interior impressiona, a cabine pode causar estranhamento. Isso porque os assentos dianteiros não são muito convencionais. Eles são esportivos, mas seu formato se assemelham mais a uma cadeira gamer futurista do que aos tradicionais bancos de concha que estamos acostumados. De acordo com a Alpine, a inspiração vem de rochas e dos carros de Fórmula 1.

O banco do motorista tem uma particularidade: é possível ajustá-lo em dois modos diferentes. No mais tradicional, o assento assume uma postura mais ereta e vertical, sendo ideal para conduções do dia a dia. O outro é o esportivo, onde o plano se reclina e fica um pouco mais baixo. Vale ressaltar que o volante e os pedais também se adaptam à posição de dirigir escolhida pelo motorista.

Alpine A390_β
Alpine A390_β (Alpine/Divulgação)

A segunda fileira foca no conforto, sem nada de muito especial. O que chama a atenção é o formato dos bancos, sem divisórias e com linhas curvas, além da sua cor branco neve.

Continua após a publicidade

Infelizmente ainda não existem números de potência e torque do A390, mas a Alpine nos deu uma boa pista sobre o que esperar. A marca esportiva da Renault confirmou uma configuração de três motores, sendo dois traseiros e um dianteiro. Utilizando uma versão modificada da plataforma Ampr Medium, a mesma do Nissan Ariya, o SUV vai estrear um novo sistema de tração integral não-permanente com vetorização de torque ativa, o que permite que a força seja distribuída de maneira independente em cada uma das rodas.

Alpine A390_β
Banco do motorista pode ficar mais baixo para assumir uma posição de dirigir mais esportiva (Alpine/Divulgação)

A ideia com isso, de acordo com a Alpine, é criar uma sensação de direção leve, assim como a do A110, reduzindo principalmente a percepção da inércia nas curvas.

O lado bom é que maiores detalhes podem ser revelados em breve. A estreia oficial do protótipo A390_β ocorrerá durante o Salão de Paris, que começa no próximo dia 14 de outubro, na França.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.