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Apesar da baixa procura, vendas de carros elétricos podem subir 30% em 2025

Especialistas se mostram otimistas com a venda de carros elétricos, mas bom cenário dependerá de questões políticas e de infraestrutura

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 jan 2025, 15h06 - Publicado em 1 jan 2025, 15h00
Tesla Model S Traseira
A tendência é que elétricos correspondam a 30% das vendas globais de carros em 2025 (Divulgação/Tesla)
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As montadoras de automóveis não parecem estar tão empolgadas com os carros elétricos e já reduziram suas metas de eletrificação. Para os especialistas, porém, isso não significa que o mercado diminuirá. Na verdade, as previsões para 2025 são bem promissoras nesse segmento, embora variem de acordo com a região e dependam diretamente dos governos e da infraestrutura.

Para os analistas da S&P Global Mobility, as vendas globais de elétricos chegarão aos 15,1 milhões de unidades em 2025. Em 2024, embora ainda não tenham sido revelados números oficiais, estima-se que o ano foi fechado com 11,6 milhões de carros. Isso significa que a participação de mercado vai saltar de 13,2% para 16,7%.

Mas alguns mercados terão um crescimento mais acentuado que outros. Na Índia, por exemplo, os especialistas estimam que o crescimento na venda de elétricos será de 117%. Por lá, os elétricos não são muito difundidos, por isso, a previsão é que sua participação no mercado interno seja de apenas 7,5% em 2025. Esse crescimento é um forte indicativo de que as coisas estão mudando por lá.

BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
China e Índia têm cenários inversos, segundo especialistas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na China, a situação é quase inversa. Embora o crescimento em 2025 esteja entre os menores, sendo de 19,7%, segundo a S&P, a participação de elétricos chegará a 29,7%.

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Apesar disso, há outros estudos ainda mais otimistas, como os dos gigantes da área de investimentos UBS, HSBC, Morningstar e Wood Mackenzie, que apostam que os elétricos vão ultrapassar os carros a combustão interna em 2025. Para eles, os elétricos vão representar 50% do mercado no próximo ano, antecipando em 10 anos a meta do governo chinês.

Se, por um lado, o meio ambiente agradeça essa atitude dos chineses, ela não será muito interessante para o mercado interno. Muitas montadoras surgiram nesse período de explosão dos elétricos, porém poucas devem sobreviver nos próximos anos, devido à guerra de preços e alta competitividade.

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Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (1)
Apesar de os governos estarem cortando subsídios, a Europa deve ter crescimento de 43% entre os elétricos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os EUA são quase uma incógnita. Segundo o estudo, o crescimento de elétricos será de 36% em relação a 2024, chegando assim a uma participação de mercado de 11,2%. Porém, tudo isso irá depender das políticas e das taxas para veículos estrangeiros que o novo presidente, Donald Trump, vai promover em seu segundo mandato.

Questões políticas também são um fator que fará muita diferença na Europa ocidental e central. França e Espanha estão prontas para reduzir os subsídios de carros elétricos em 2025, enquanto na Alemanha as vendas já foram bem reduzidas em 2024. Em novembro, por exemplo, elas caíram 22%.

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Mesmo levando tudo isso em consideração, os especialistas estimam que as vendas de elétricos vão crescer 43% no Velho Continente e atingirão uma participação de 22% de mercado.

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