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AUDI E5 Sportback: perua elétrica roda até 800 km e custa menos de R$ 200.000

Primeiro modelo da submarca chinesa da Audi é luxuoso e tecnológico, mas barato até para os padrões chineses

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 ago 2025, 10h01
AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)
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Submarca chinesa da Audi tradicional, das quatro argolas, a AUDI (assim mesmo, com caixa alta e logotipo que repete o nome por extenso) fez sua estreia oficial ao revelar todos os detalhes e os preços do seu primeiro modelo, que enfim chega às lojas. Trata-se do E5 Sportback, uma perua elétrica barata mesmo para os padrões chineses e que pode beirar os 800 km de autonomia.

A perua utiliza uma plataforma da SAIC (com quem a Volkswagen se uniu para criar a AUDI) com arquitetura de 800 volts e está à venda em quatro versões diferentes. A partir da segunda configuração, a suspensão é a ar com amortecedores adaptativos. Seu peso varia entre 2.225 kg e 2.343 kg, a depender da versão.

AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)

A mais barata é a Pioneer, de 235.900 yuans – cerca de R$ 180.000 em conversão direta. Ela é equipada com um motor elétrico traseiro (portanto, tem tração traseira) de 299 cv e 42,8 kgfm, e uma bateria de 76 kWh (também de origem SAIC) que promete autonomia de até 618 km no otimista ciclo chinês CLTC.

Em seguida, o E5 Sportback Pioneer Plus mantém o motor traseiro, mas com potência elevada para 408 cv e, o torque, para 51 kgfm. A bateria desta versão tem 100 kWh e proporciona a maior autonomia da gama, com alcance projetado de 773 km, também no ciclo CLTC. Ela sai por 269.900 yuans, cerca de R$ 206.000.

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AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)

Um posicionamento curioso coloca a versão imediatamente acima, Pioneer Quattro, com o mesmo preço inicial da versão Pioneer Plus. Isso acontece para que o comprador escolha entre mais autonomia ou mais potência com tração integral.

Isso porque a versão Quattro tem dois motores, um em cada eixo, com potência combinada de 525 cv e torque de 73,9 kgfm. Neste caso, a bateria é menor, de 83 kWh, com autonomia projetada de 623 km. Não há dados de desempenho das três primeiras versões e, assim, não é possível comparar o desempenho de cada uma.

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AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)

Por fim, a versão topo de linha, a Flagship Quattro, também tem dois motores, mas com 787 cv e 81,6 kgfm. A bateria tem 100 kWh para compensar os altos números dos motores, e um alcance prometido de 647 km. Neste caso, a AUDI aponta que o E5 vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, desempenho de supercarro.

O AUDI E5 Sportback tem 4,88 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,48 m de altura e 2,95 m de entre-eixos, dimensões próximas às do novo Audi A5, recém-chegado ao Brasil. O porta-malas tem 347 litros.

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AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)

Por outro lado, o visual não tem nenhum ponto familiar com os carros da alemã e adota a tendência chinesa, com traços mais limpos (que rendem um coeficiente aerodinâmico de 0,252) e muitas luzes – só por fora são 942 leds utilizados entre faróis (matriciais), lanternas, logotipos e nas bordas do para-choque dianteiro e da tampa traseira.

De lado, as maçanetas são retráteis e, os retrovisores, podem ser digitais por câmeras (como nos Audi). As rodas podem ter 19 ou 20 polegadas, a depender da versão.

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AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)

O mesmo minimalismo chinês é visto na cabine da perua elétrica, com um interior dominado por linhas retas e horizontais, além de luzes de led no painel, nas portas, no console central e até nos bancos. No topo do painel se destacam as telas: o quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia se estende até à frente do passageiro com suas 27 polegadas. Caso os retrovisores sejam digitais, as telas ficarão nas extremidades do painel.

AUDI E5 Sportback
AUDI E5 Sportback (Divulgação/Audi)

Um visor posicionado bem ao centro do painel é responsável pelas respostas do sistema de assistente de voz, com inteligência artificial integrada. Há ainda um teto solar panorâmico eletrocrômico com controle de luminosidade em cinco níveis, doze radares ultrassônicos, onze câmeras, radares e um lidar, estes para maior precisão dos sistemas de condução.

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