Em 2023 fomos até a Escócia para conhecê-lo, agora é a vez dele vir até nós. A Audi anunciou o início da pré-venda do Q6 e-Tron, que será o primeiro carro elétrico de nova geração da Audi no Brasil.
Por aqui, ele chegará em duas versões: Performance e Performance Black, deixando a variante mais esportiva, SQ6 de lado. O preço base anunciado na pré-venda, que inclusive começa já neste mês de setembro, é de R$ 529.990. É mais barato que o Q8 e-Tron.
As duas versões vêm com a tração integral quattro e compartilham as mesmas especificações mecânicas. O novo Audi Q6 e-Tron usa a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), compartilhada também com a ‘irmã’ Porsche.
Todo o conjunto é alimentado por uma bateria de 100 kWh, que fornece 411 km de autonomia no ciclo do Inmetro. Graças a sua arquitetura de 800 Volts é possível atingir picos de carregamento de 270 kW em corrente contínua. Vai de 10% a 80% em 30 minutos.
Caso o carregador não tenha tanta potência, porém, ele divide a bateria em duas partes, com 400 V cada, tornando possível aproveitar a potência ao máximo e acelerar o carregamento.
Há dois motores para mover o SUV, um síncrono no eixo dianteiro e outro assíncrono no traseiro. Ao todo são 387 cv e 54,55 kgfm nas duas variantes, capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 s.
Esteticamente ele tem traços bem semelhantes ao do novo Audi Q5 2025. Os faróis finos — de Full LED Matrix — são os mesmos. Isso também vale para o formato da grade, entretanto, por se tratar de um elétrico, a peça é fechada. Além disso, ela também recebe um novo desenho com pequenos traços horizontais.
Em cores mais escuras, a grande peça preta, que vai do para-choque até o próximo aos faróis, fica camuflada. Mas com a carroceria branca, ela é bem visível e rouba a cena do design frontal.
Na traseira, mais uma vez, ele repete o formato da luz do novo Q5; uma grande barra que atravessa toda a extensão do porta-malas. Elas têm a mesma tecnologia, que muda o padrão visual para transmitir mensagens aos outros motoristas, como sinais de alerta, por exemplo.
Nas dimensões, são 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,68 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. O porta-malas traseiro tem capacidade total de 526 litros (1529 litros com os bancos rebatidos), que se somam aos 64 litros de capacidade do porta-malas dianteiro.
Por dentro, há um bom conjunto de telas que se exitente por todo o painel. O quadro de instrumentos tem 11,9’’ e está integrado à central multimídia de 14,5’’. Segundo a Audi, durante a noite com a iluminação ambiente ligada, tem-se a impressão que o conjunto curvo pareça “flutuar”.
A montadora menciona ainda uma terceira tela exclusiva para o carona. Com 10,9’’, ela pode ser usada para auxiliar o motorista com a navegação e controle de mídias, por exemplo. Tudo isso sem causar distração, já que ela possui um modo de privacidade que impede a visão do motorista.
Por fim, há um head-up display com realidade aumentada, que projeta informações e objetos diretamente na pista, disponível de fábrica apenas na versão topo de linha
De resto, o novo Q6 vem de fábrica com ar condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista e acabamento em couro ou material sintético, porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free, suspensão esportiva S, teto solar panorâmico espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória.
No quesito segurança, o Q6 Prestige já vem com oito airbags (dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina), assistente de troca de faixa, alerta de tráfego cruzado, câmeras 360°; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma, park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro.
Subindo para a versão Prestige Black, o SUV ganha além do já mencionado head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D de 16 alto falantes, pedaleiras em aço inoxidável e emblemas ‘S’ espalhados por todos veículo, desde os bancos até a soleira da porta. Há ainda rodas de alumínio Audi Sport de 21’’ (na versão básica são de 20’’).