Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Audi Q6 Sportback estreia com até 656 km de autonomia e 0 a 100 km/h de 4,3 s

Versão cupê do Q6 e-Tron tem aerodinâmica melhorada, o que influencia para o ganho de autonomia, apesar do porta-malas menor

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 out 2024, 11h01 - Publicado em 15 out 2024, 09h00
Audi Q6 Sportback
Audi SQ6 Sportback (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

O lançamento da linha Q6 e-Tron veio em partes. Primeiro lançaram as versões SUV, que inclusive já começaram a ser vendidas no Brasil, agora chegou a vez dos Sportback, versão com carroceria cupê.

A Audi parece que não conseguiu esperar até o início do Salão de Paris, que começou hoje na França aberto somente para imprensa, e revelou o SUV algumas horas antes. Como principal trunfo, além do seu design mais esportivo, a versão Sportback também tem mais autonomia, já que seu coeficiente de arrasto é de 0,20, contra 0,26 da versão padrão.

Audi Q6 Sportback
Audi SQ6 Sportback (Divulgação/Audi)

Em sua versão mais básica, o Q6 Sportback tem tração traseira e apenas um motor de 292 cv e bateria de 83 kWh. Isso significa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7 s e tem autonomia de até 545 km pelo ciclo WLPT.

Audi Q6 Sportback
Audi Q6 Sportback (Divulgação/Audi)

Acima dessa, há outro modelo RWD, mas com motor de 326 cv e bateria de 100 kWh. Consequentemente, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 6,6 s, à medida que o alcance sobe para até 656 km.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A partir daí vamos para as versões quattro com tração integral. A mais básica já tem dois motores, um em cada eixo, que somam 388 cv. De acordo com a Audi, seu tempo de 0 a 100 km/ h é de 5,9 s. Equipado com a mesma bateria de 100 kWh, seu alcance é um pouco menor que o da versão imediatamente abaixo, sendo de 636 km.

Audi Q6 Sportback
Audi Q6 Sportback (Divulgação/Audi)

No topo da gama, temos o SQ6 e-Tron quattro. Pelo nome, já dá para saber que ele também tem um par de motores elétricos, que entregam 517 cv e proporcionam um sprint de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 s. Para isso, ele precisa abrir mão de um pouco de autonomia, podendo fazer até 606 km com apenas uma carga.

Audi Q6 Sportback
Topo de linha SQ6 é o mais esportivo e rápido da linha (Divulgação/Audi)

Vale ressaltar que todos os modelos vem com o Launch Control (controle de largado), e os tempos descritos pela Audi só são alcançados com esse modo ativo.

Continua após a publicidade
Audi Q6 Sportback
A carroceria cupê reduz o porta-malas, mas compensa na autonomia (Divulgação/Audi)

A marca também falou sobre o carregamento dos carros. A bateria menor aceita carregadores de até 225 kW, enquanto a maior aceita potências de 260 kW, nos modelos de tração traseira, ou 270 kW nos modelos de tração integral. Essa última é capaz de recuperar de 10% a 80% de energia em 22 minutos. Além disso, a Audi também afirma que o Q6 Sportback E-Tron Performance precisa de apenas 10 minutos em um carregador rápido para ganhar cerca de 265 km de alcance.

Em questão de design, é basicamente o mesmo do Q6 SUV reestilizado para a nova geração. O que realmente muda é o caimento cupê da traseira, que também reduz um pouco o volume do porta-malas: de 526 L para 508 L. Porém, ao baixar os bancos traseiros o volume total sobe para 1.373 L. Há ainda um compartimento de carga na dianteira de 64 L.

Audi Q6 Sportback
Tela do passageiro é opcional, assim como sistema de som premium (Divulgação/Audi)

Na cabine, o cupê repete a mesma fórmula do irmão. Há um par de telas de 14,5’’ para a central multimídia, que também roda o sistema Google Integrado e de 11,9’’ para o quadro de instrumentos. Além do sistema Android nativo, a multimídia também tem assistente de voz com ChatGPT, capaz de entender mais de 800 comandos dados pelo motorista.

Continua após a publicidade
Audi Q6 Sportback
Audi Q6 Sportback (Divulgação/Audi)

É possível incluir ainda como opcionais, um head-up display com realidade aumentada e uma terceira tela exclusiva para os passageiros. Outro opcional pago é o sistema de som premium Bang & Olufsen de 20 alto-falantes, incluindo quatro em cada um dos encostos dos bancos do motorista e carona.

Audi Q6 Sportback
Audi Q6 Sportback (Divulgação/Audi)

A Audi ainda não falou quando o Q6 e SQ6 Sportback chegarão ao Brasil, mas na Europa seu lançamento já está marcado. Produzido em Ingolstadt, Alemanha, o SUV estreia começará a ser vendido no mercado local no final do ano pelo preço inicial de 65.900 euros (cerca de R$ 402.000), enquanto o topo de linha sai por 96.200 euros (R$ 587.000).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.