O lançamento da linha Q6 e-Tron veio em partes. Primeiro lançaram as versões SUV, que inclusive já começaram a ser vendidas no Brasil, agora chegou a vez dos Sportback, versão com carroceria cupê.
A Audi parece que não conseguiu esperar até o início do Salão de Paris, que começou hoje na França aberto somente para imprensa, e revelou o SUV algumas horas antes. Como principal trunfo, além do seu design mais esportivo, a versão Sportback também tem mais autonomia, já que seu coeficiente de arrasto é de 0,20, contra 0,26 da versão padrão.
Em sua versão mais básica, o Q6 Sportback tem tração traseira e apenas um motor de 292 cv e bateria de 83 kWh. Isso significa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7 s e tem autonomia de até 545 km pelo ciclo WLPT.
Acima dessa, há outro modelo RWD, mas com motor de 326 cv e bateria de 100 kWh. Consequentemente, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 6,6 s, à medida que o alcance sobe para até 656 km.
A partir daí vamos para as versões quattro com tração integral. A mais básica já tem dois motores, um em cada eixo, que somam 388 cv. De acordo com a Audi, seu tempo de 0 a 100 km/ h é de 5,9 s. Equipado com a mesma bateria de 100 kWh, seu alcance é um pouco menor que o da versão imediatamente abaixo, sendo de 636 km.
No topo da gama, temos o SQ6 e-Tron quattro. Pelo nome, já dá para saber que ele também tem um par de motores elétricos, que entregam 517 cv e proporcionam um sprint de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 s. Para isso, ele precisa abrir mão de um pouco de autonomia, podendo fazer até 606 km com apenas uma carga.
Vale ressaltar que todos os modelos vem com o Launch Control (controle de largado), e os tempos descritos pela Audi só são alcançados com esse modo ativo.
A marca também falou sobre o carregamento dos carros. A bateria menor aceita carregadores de até 225 kW, enquanto a maior aceita potências de 260 kW, nos modelos de tração traseira, ou 270 kW nos modelos de tração integral. Essa última é capaz de recuperar de 10% a 80% de energia em 22 minutos. Além disso, a Audi também afirma que o Q6 Sportback E-Tron Performance precisa de apenas 10 minutos em um carregador rápido para ganhar cerca de 265 km de alcance.
Em questão de design, é basicamente o mesmo do Q6 SUV reestilizado para a nova geração. O que realmente muda é o caimento cupê da traseira, que também reduz um pouco o volume do porta-malas: de 526 L para 508 L. Porém, ao baixar os bancos traseiros o volume total sobe para 1.373 L. Há ainda um compartimento de carga na dianteira de 64 L.
Na cabine, o cupê repete a mesma fórmula do irmão. Há um par de telas de 14,5’’ para a central multimídia, que também roda o sistema Google Integrado e de 11,9’’ para o quadro de instrumentos. Além do sistema Android nativo, a multimídia também tem assistente de voz com ChatGPT, capaz de entender mais de 800 comandos dados pelo motorista.
É possível incluir ainda como opcionais, um head-up display com realidade aumentada e uma terceira tela exclusiva para os passageiros. Outro opcional pago é o sistema de som premium Bang & Olufsen de 20 alto-falantes, incluindo quatro em cada um dos encostos dos bancos do motorista e carona.
A Audi ainda não falou quando o Q6 e SQ6 Sportback chegarão ao Brasil, mas na Europa seu lançamento já está marcado. Produzido em Ingolstadt, Alemanha, o SUV estreia começará a ser vendido no mercado local no final do ano pelo preço inicial de 65.900 euros (cerca de R$ 402.000), enquanto o topo de linha sai por 96.200 euros (R$ 587.000).