Audi Q8 e-tron Dakar parece off-road, mas tem mais contras que prós
A própria Audi reconhece que o modelo tem capacidades para um off-road leve, além de revelar que ele perde em autonomia e desempenho
![Audi Q8 e-tron Edition Dakar](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00032-2048x1368-1-e1704380099201.webp?w=1280&h=720&crop=1)
A Audi apresentou o Q8 e-tron Edition Dakar, uma série inédita que dá apelo off-road ao SUV elétrico mais caro da marca. Quase como um carro de demonstração, serão comercializadas apenas 99 unidades com a intenção de mostrar a capacidade da Audi no fora-de-estrada e, além disso, que os elétricos também podem encarar a terra. Porém, é bom que os lameiros menos conservadores não se empolguem tanto.
Entre os diferenciais, o Q8 e-tron Edition Dakar tem pneus todo-terreno General Grabber AT3, de perfil alto, sem especificações divulgadas, mas que aumentam a altura do solo em 3,1 cm. Além deles, os proprietários também levarão para casa outros quatro pneus comuns, com rodas de 20 polegadas, para uso urbano. Ou seja, o SUV será entregue, ao todo, com oito pneus.
![Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00056-2048×1257 Audi Q8 e-tron Edition Dakar](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00056-2048x1257-1-e1704379987545.webp?&w=1024&crop=1)
Os ângulos do veículo foram aprimorados. São 20° no ataque, ou seja, na dianteira; 26° na saída, ou seja, na traseira; e 19 grau no ângulo de rampa, ou seja, no entre-eixos. Já a altura da carroceria é reduzida de acordo com a velocidade para melhorar a aerodinâmica e a estabilidade.
Há ainda itens como forros e tapetes mais resistentes, rack de teto, compartimentos de bagagens para instalação no teto, alças de fixação, entre outros aparatos para encarar uma aventura.
![Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00043 Audi Q8 e-tron Edition Dakar](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00043-e1704380030389.webp?&w=1024&crop=1)
Por outro lado, apesar dos pneus, da maior altura do solo, da tração integral e do visual não espere por grandes feitos do Q8 e-tron no off-road. Ele não tem capacidades lameiras como um Defender ou um Jeep Wrangler, e a própria Audi reconhece isso, reforçando que o modelo está pronto para enfrentar “terrenos off-road leves”. A capacidade de imersão, por exemplo, é de apenas 30 cm.
Os dados de desempenho e autonomia pioram quando o modelo está equipado com os pneus todo-terreno – vale lembrar, é possível trocá-los, já que um segundo conjunto urbano acompanha o veículo. Ele é equipado com o mesmo conjunto da versão 55 regular, ou seja, dois motores elétricos (um em cada eixo), que somam 408 cv e 67,7 kgfm.
![Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00028-2048×1366 Audi Q8 e-tron Edition Dakar](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Audi-Q8-e-tron-edition-Dakar-00028-2048x1366-1-e1704380067689.webp?&w=1024&crop=1)
Segundo a Audi, com pneus comuns (o conjunto de aro 20), o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos – número que sobe para 5,9 segundos com os pneus todo-terreno. A velocidade é sempre limitada a 200 km/h.
Já a autonomia tem uma diferença maior. Com pneus comuns, de acordo com a marca no cilo WLTP, o modelo tem alcance projetado de 531 km, que cai para 487 km com os pneus General Grabber AT3. A bateria do Q8 e-tron é de 114 kWh brutos.