Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Audi Q8 e-tron Dakar parece off-road, mas tem mais contras que prós

A própria Audi reconhece que o modelo tem capacidades para um off-road leve, além de revelar que ele perde em autonomia e desempenho

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 jan 2024, 18h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Audi apresentou o Q8 e-tron Edition Dakar, uma série inédita que dá apelo off-road ao SUV elétrico mais caro da marca. Quase como um carro de demonstração, serão comercializadas apenas 99 unidades com a intenção de mostrar a capacidade da Audi no fora-de-estrada e, além disso, que os elétricos também podem encarar a terra. Porém, é bom que os lameiros menos conservadores não se empolguem tanto.

    Entre os diferenciais, o Q8 e-tron Edition Dakar tem pneus todo-terreno General Grabber AT3, de perfil alto, sem especificações divulgadas, mas que aumentam a altura do solo em 3,1 cm. Além deles, os proprietários também levarão para casa outros quatro pneus comuns, com rodas de 20 polegadas, para uso urbano. Ou seja, o SUV será entregue, ao todo, com oito pneus.

    Audi Q8 e-tron Edition Dakar
    Audi Q8 e-tron Edition Dakar (Divulgação/Audi)

    Os ângulos do veículo foram aprimorados. São 20° no ataque, ou seja, na dianteira; 26° na saída, ou seja, na traseira; e 19 grau no ângulo de rampa, ou seja, no entre-eixos. Já a altura da carroceria é reduzida de acordo com a velocidade para melhorar a aerodinâmica e a estabilidade.

    Continua após a publicidade

    Há ainda itens como forros e tapetes mais resistentes, rack de teto, compartimentos de bagagens para instalação no teto, alças de fixação, entre outros aparatos para encarar uma aventura.

    Audi Q8 e-tron Edition Dakar
    Audi Q8 e-tron Edition Dakar (Divulgação/Audi)

    Por outro lado, apesar dos pneus, da maior altura do solo, da tração integral e do visual não espere por grandes feitos do Q8 e-tron no off-road. Ele não tem capacidades lameiras como um Defender ou um Jeep Wrangler, e a própria Audi reconhece isso, reforçando que o modelo está pronto para enfrentar “terrenos off-road leves”. A capacidade de imersão, por exemplo, é de apenas 30 cm.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Os dados de desempenho e autonomia pioram quando o modelo está equipado com os pneus todo-terreno – vale lembrar, é possível trocá-los, já que um segundo conjunto urbano acompanha o veículo. Ele é equipado com o mesmo conjunto da versão 55 regular, ou seja, dois motores elétricos (um em cada eixo), que somam 408 cv e 67,7 kgfm.

    Audi Q8 e-tron Edition Dakar
    Audi Q8 e-tron Edition Dakar (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Segundo a Audi, com pneus comuns (o conjunto de aro 20), o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos – número que sobe para 5,9 segundos com os pneus todo-terreno. A velocidade é sempre limitada a 200 km/h.

    Já a autonomia tem uma diferença maior. Com pneus comuns, de acordo com a marca no cilo WLTP, o modelo tem alcance projetado de 531 km, que cai para 487 km com os pneus General Grabber AT3. A bateria do Q8 e-tron é de 114 kWh brutos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.