Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Biden apoia greve contra GM, Ford e Stellantis após Trump criticar EVs

Trump diz que greve dos trabalhadores em fábricas de carros nos EUA é inútil, porque carros elétricos acabarão com seus empregos

Por Rafael Sommadossi
29 set 2023, 07h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse na última quarta-feira (27) que a greve dos trabalhadores das fabricantes de automóveis no país não importa, porque o crescimento da indústria de veículos elétricos tornaria os funcionários obsoletos. Funcionários de GM, Ford e Stellantis estão em greve desde o último dia 15 e pleiteiam aumento dos salários em 40%.

    O argumento de Trump é o de que as fabricantes norte-americanas não resistirão ao maciço investimento que elas estão fazendo nos carros elétricos e acumularão perdas nos próximos anos. “Não faz a menor diferença o que vocês recebem, porque em dois anos todos vocês estarão fora do mercado”, disse a trabalhadores reunidos em um fornecedor não sindicalizado nos arredores de Detroit. 

    Mustang Mach-E
    (Divulgação/Ford)

    O empresário optou por não comparecer ao segundo debate presidencial republicano na noite de quarta-feira, e mantém o ataque à promoção do atual presidente Joe Biden aos carros elétricos no país.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Na terça-feira Biden se juntou aos protestantes em solidariedade ao sindicato UAW (United Auto Workers) e apoiou o aumento salarial de 40%, além do pleito por melhores condições de trabalho. 

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Trump foi chamado de “charlatão bilionário” pelo atual presidente, dizendo que o empresário não se importa com a classe trabalhadora. E afirmou que opositor apoiou políticas pró-empresariais que transferiram empregos para o exterior na época de seu mandato. 

    As montadoras disseram que as regras estabelecidas no governo Biden que promovem os carros elétricos correm risco de sobrecarregar as empresas por conta do excesso de custo, podendo induzi-los à falência. Mas elas tem estímulos do governo para atualizar suas fábricas e seus produtos. Os carros elétricos representaram 8,9% do mercado norte-americano no primeiro semestre de 2023.

    Peugeot e-208
    Peugeot e-208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.