BMW iX, uma nova experiência de mobilidade
SAV 100% elétrico, lançado no metaverso, conta com conjunto elétrico de última geração e uma série de tecnologias disruptivas
A eletrificação dos automóveis no segmento premium já é uma realidade no Brasil. E, no final de janeiro de 2022, ganhou mais um capítulo importante com o lançamento oficial do BMW iX. O sport activity vehicle (SAV) 100% elétrico chega, neste primeiro momento, nas versões xDrive40 e xDrive50.
Ele é o primeiro carro inteligente do Brasil e vem com o status de modelo com a maior autonomia disponível entre os elétricos do mercado nacional.
Um modelo tão inovador merecia uma apresentação igualmente disruptiva. Por isso, a BMW mostrou o iX em primeira mão no metaverso, por meio de uma live na Twitch de Nobru, gamer profissional e streamer, com a participação da jornalista automotiva Cris Amaral.
A ação contou até com um test-drive do iX que reproduziu com assertividade os seus recursos no mundo real. Ao mesmo tempo, foi aberta a pré-reserva do modelo, com direito a um showroom virtual no qual o consumidor pôde conhecer as diferentes versões do modelo e configurá-las. Tudo em um ambiente 3D, como se estivesse dentro de uma concessionária. Além disso, os clientes contaram com a plataforma de e-commerce da BMW, o que lhes permitiu comprar o modelo inédito sem sair de casa, de forma totalmente online.
Foi um sucesso absoluto! Todas as 30 unidades que foram destinadas ao mercado brasileiro, neste lote inicial, se esgotaram em apenas 12 horas. A entrega das primeiras unidades está programada para o mês de abril.
Conjunto elétrico de última geração
O coração do BMW iX é a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. São dois motores elétricos, cada um responsável por impulsionar um dos eixos do veículo, e um novo pacote de baterias de alta-tensão – que, em comparação com o pacote de baterias do BMW i3 2020, teve a densidade energética aumentada em 40%.
A versão xDrive40 entrega 326 cavalos de potência e 64 mkgf de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Seu conjunto de baterias tem 76 kWh de capacidade total, oferecendo uma autonomia de 425 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP, padrão mundial mais recente para homologação de veículos.
No caso do xDrive50, a potência máxima sobe para 523 cv e o torque, para 77,7 mkgf. Com 111,5 kWh de capacidade do conjunto de baterias, sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,6 segundos, com uma autonomia estimada de até 630 quilômetros.
Carregamento ainda mais rápido
Além de oferecer a maior autonomia de um elétrico disponível no mercado brasileiro, a BMW também desenvolveu uma nova tecnologia de carregamento, que encurta os tempos de recarga, podendo ser feito nas estações BMW Wallbox ou nas estações de recarga de alta potência, encontradas em estradas.
Para se ter uma ideia, com o sistema Wallbox, se a potência de carga disponível for de 11 kW, as baterias do iX xDrive40 são recarregadas de 0% a 100% em 7 horas e 40 minutos. No caso do xDrive50, na mesma situação, a carga total é atingida em 11 horas e 10 minutos.
Já em uma estação de recarga rápida, se a potência disponível for de 250 kW, os tempos são de apenas 31 e 35 minutos, respectivamente, para carregar de 10% a 80%.
Tecnologias inteligentes
A aerodinâmica avançada do BMW iX também dá a sua contribuição para a sua eficiência energética e excelente autonomia. Seu coeficiente aerodinâmico (CX) é de apenas 0,25, impressionante para um SUV de seu porte.
Isso quer dizer que a carroceria vence a resistência do ar com mais facilidade, colaborando com a eficiência energética. E, além disso, forma um conjunto estético fascinante, com superfícies esculpidas de maneira arrojada, com linhas minimalistas e precisas.
A grade frontal mantém a inconfundível assinatura do duplo rim da BMW, mas agora ganhou a função de “painel inteligente”, abrigando uma série de sensores eletrônicos das mais variadas funções, principalmente dos sistemas de assistência ao motorista e de segurança.
A peça é produzida com nanotecnologia, o que lhe deu a habilidade de se autorregenerar. Sim, é isso mesmo que você leu. Ela consegue se consertar sozinha de pequenos danos, como aqueles riscos de lascas de pedra. O efeito acontece ao longo de 24 horas à temperatura ambiente – ou em 5 minutos de exposição ao ar quente.
Além disso, a inteligência do iX pode ser bem exemplificada pelo sistema de regeneração de energia dos freios. O sistema monitora a trajetória do veículo por meio do GPS.
Ao detectar uma situação em que o motorista será obrigado a frear, como um cruzamento, o sistema é ativado automaticamente. Isso faz com que se use menos o sistema de freios e aumenta a regeneração de energia das baterias.
O BMW iX receberá várias atualizações remotas de software por ano, seja por meio do cartão SIM do veículo ou do aplicativo My BMW para smartphones.
Todas essas atualizações de software adicionam, estendem ou aprimoram funções do veículo – em outras palavras, ele está em evolução constante, sem que o consumidor precise levá-lo até uma concessionária.
No interior, uma nova era da digitalização
As linhas minimalistas e elegantes do exterior do iX são vistas também no seu interior. A cabine foi reduzida aos seus elementos essenciais, apresentando materiais naturais e reciclados – bem como o grande display central curvado, posicionado livremente dentro do ambiente.
O destaque é a Shy Tech, filosofia em que tecnologias inovadoras são integradas ao design de maneira inteligente, quase passando despercebidas. Isso aumenta a sensação de amplitude do já espaçoso interior.
A Shy Tech ainda inclui controles de toque iluminados no console central (no lugar de botões e interruptores) e alto-falantes invisíveis, integrados ao design dos bancos e instalados nos frisos das portas, por exemplo.
O BMW iX xDrive50 traz o consagrado sistema de som da Bowers & Wilkins Diamond – cujo sistema surround apresenta duas caixas no encosto de cabeça que vibram mecanicamente.
Assim, os passageiros da frente contam com a experiência de áudio em 4D, sentindo fisicamente os tons graves, mesmo em baixos volumes. Já o BMW iX xDrive40 conta com o sistema de som Harman Kardon de alta fidelidade.
No console central, há o seletor My Modes. Por meio dele, os ocupantes podem selecionar entre três ambientes e “atmosferas” diferentes no interior do carro. São diversas configurações para luz ambiente, layout do display, som e largura ajustável do encosto.
Nova experiência de mobilidade
O iX também estreia o iDrive 8, nova geração do sistema de entretenimento e informação da BMW. Ele, aliás, agora abrange todas as interações entre o motorista e o veículo e reduziu pela metade o número de controles físicos – que agora estão integrados aos controles digitais, à tela sensível ao toque e aos comandos de voz.
Além de charmoso, o display central curvado é parte da última geração do BMW Live Cockpit Professional, que agora inclui nova interface de usuário e estrutura de menu ao estilo “widget”, individualmente configuráveis.
Da mesma forma, o BMW Head-Up Display estendido também permite personalizar layout e conteúdo. Além disso, o BMW Intelligent Personal Assistant ganhou nova interface gráfica e teve a sua funcionalidade ampliada, ficando ainda mais interativo.
O puro prazer ao dirigir também é elétrico
Protagonista do processo de eletrificação dos automóveis, a BMW tem no lançamento do iX um marco significativo nessa iniciativa. São mudanças significativas, é verdade, mas há algo que permanece imutável: o puro prazer ao dirigir os seus veículos.
O BMW iX proporciona um tipo de experiência ao volante completamente nova para um SAV. Sua bateria de alta-tensão posicionada no piso do veículo ajuda a reduzir o centro de gravidade.
Ela também contribui para uma distribuição de peso ideal (50/50) entre os dois eixos. Tudo isso oferece um grau mínimo de instabilidade da carroceria nas curvas, apresentando dinâmica de condução perfeita, com nível de agilidade comparável ao de um sedã esportivo.
Em outras palavras, é a tecnologia automotiva embarcada e elétrica de última geração, com a dinâmica e esportividade de sempre da BMW.