Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

BMW XM é SUV híbrido, esportivo legítimo e tem alto-falantes até no teto

A fabricante juntou suas duas letras mágicas (X e M) para dar origem ao seu SUV híbrido plug-in mais esportivo da história

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 abr 2023, 18h09 - Publicado em 27 set 2022, 19h45
BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

No momento em que comemora seu 50º aniversário, a BMW M revela seu primeiro carro de alto desempenho com sistema de propulsão híbrido plug-in.

Um motor V8 4.4 biturbo a gasolina e um motor elétrico muito potente equipam o BMW XM, com um rendimento máximo de 653 cv e 81,6 kgfm (gerados pela combinação de 489 cv/66,3 kgfm do primeiro com 197 cv/45,9 kgfm – na entrada da transmissão – do segundo).

BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

O BMW XM é também o primeiro M original desde o M1, ou seja, que já nasceu como M, e por isso os designers alemães decidiram prestar um pequeno tributo ao esportivo compacto de motor central com alguns detalhes de design, como a faixa lateral em dourado, que recorda a faixa preta correndo ao longo da carroceria do BMW M1.

Outras recordações podem ser vistas pelo logotipo da marca estampado à esquerda do vidro traseiro. Os faróis com unidades separadas, a enorme grade em forma de duplo rim com contornos dourados e iluminados, e as generosas entradas de ar marcam a dianteira do SUV M.

BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

O dramático design exterior é complementado pelas rodas de liga leve de 21 polegadas, com a opção de outras variantes de até 23 polegadas. Por dentro, continuam as marcas de um carro esportivo, com bancos esportivos, apoios almofadados para os joelhos e volante em couro, juntamente com gráficos específicos M no conjunto curvo de telas (de 12,3” no quadro de instrumentos e 14,9” na central multimídia) e no head-up display.

Continua após a publicidade
BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

A segunda fileira tem bancos com encostos aquecidos e assentos projetados para otimizar o conforto dos passageiros, destacando-se também o teto com uma estrutura de prisma tridimensional e 100 leds de iluminação. Há quatro possibilidades de revestimentos para personalização do interior, bem como um novo couro Vintage para a parte superior do painel e painéis das portas.

Iluminação ambiente, ar-condicionado automático de quatro zonas e sistema de som Harman Kardon Surround Sound também são equipamentos de série, enquanto a lista de opcionais inclui um sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com amplificador de 1.500 watts e quatro alto-falantes adicionais no teto.

BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

Estamos falando de um M…

Mas, como qualquer modelo da gama M, são as performances dinâmicas que mais se destacam no XM. O motor V8 4.4 possui um coletor de escape transversal, um processo de separação de óleo otimizado e trabalha em conjunto com um cambio automático de oito marchas, dentro do qual está integrado o motor elétrico.

Continua após a publicidade

A energia gerada pelas duas fontes de propulsão é distribuída às rodas pelo sistema de tração integral M xDrive, cuja configuração traseira é mais perceptível no modo 4WD Sport. O motorista também pode selecionar o modo 4WD Sand (areia), para a condução sobre dunas e superfícies similares, e o diferencial M Sport no eixo traseiro é totalmente variável.

Compartilhe essa matéria via:
BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

O design do chassi compreende um eixo dianteiro de duplo braço triangular e um eixo traseiro de cinco braços com ajustes específicos para níveis dinâmicos mais exigentes.

De série vem também a Suspensão M Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente, e estabilização ativa de rolagem com motores elétricos de 48V. Este também será o primeiro BMW M a oferecer a Direção Ativa Integral como parte da especificação padrão.

Continua após a publicidade
BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

Tração, agilidade e estabilidade direcional se beneficiam tanto da limitação de deslizamento da roda, quanto da rede de todos os sistemas de controle dentro da gestão integrada da dinâmica transversal. O freios funcionam em conjunto com um sistema de frenagem integrado que oferece ao motorista duas configurações de sensibilidade de pedal.

O botão M Hybrid no console central é uma novidade absoluta e pode ser usado para selecionar um dos três modos de funcionamento (Hybrid, eControl e Electric). Nesse último caso, o XM se move apenas com o motor elétrico a até 140 km/h e em uma distância máxima de até 88 km (no ciclo WLTP).

BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

Isso graças à bateria de íons de lítio montada na parte inferior da carroceria, com 25,7 kWh. A unidade de carregamento no BMW XM permite o carregamento AC até 7,4 kW.

Continua após a publicidade

Há também um botão que dá acesso direto às definições de configuração para o sistema de propulsão, chassi, direção, frenagem, tração e nível de regeneração de energia pela frenagem.

BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)

Por último, mas não menos importante, há ainda o botão para ligar o modo M, que faz com que as intervenções dos sistemas de assistência ao motorista e o conteúdo apresentado no visor se limitem ao que é relevante quando o motorista veste a pele de piloto.

A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a BMW, é de 4,3 segundos, acompanhada por uma trilha sonora carregada de forte apelo emocional, com a contribuição do sistema de escapamento esportivo com difusor ​​e tubos de escapes duplos hexagonais, dispostos um acima do outro pela primeira vez em um modelo BMW M.

BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Porém, a BMW não se limitará a “apenas” estas especificações do XM: no segundo semestre de 2023, a marca lançará o XM Red Label, que será também o carro de rua mais potente da história da divisão M. Terá nada menos que de 748 cv (somando o motor a gasolina de 585 cv ao elétrico de 197 cv) e 102 kgfm (76 + 28).

Para as versões que serão comercializadas por enquanto, a produção do XM na fábrica de Spartanburg, nos EUA, começará em dezembro deste ano. Os principais mercados de vendas serão EUA, China e Oriente Médio.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.