BYD inaugura seu oitavo navio e agora transporta 1 milhão de carros por ano
Com o Jinan, a capacidade total de transporte da empresa passará de um milhão de veículos por ano
 
									A BYD não tem sido rápida apenas em desenvolver, produzir e lançar novos carros, mas também em fazer o mesmo com navios. De acordo com a chinesa, seu oitavo navio, o Jinan, acaba de entrar em serviço para transportar seus carros pelo mundo. Com ele, a marca completa a frota prometida e passa a ter capacidade de transportar 1 milhão de carros por ano por conta própria.
Assim como os “irmãos” Shenzhen, Xi’an e Changsha, o Jinan também é “híbrido”, com diferentes possibilidades de propulsão. Entre elas, estão o óleo combustível tradicional para transportes marítimos e GNL (Gás Natural Liquefeito), com uma ajuda de baterias da própria BYD, que promete aumentar a eficiência – embora a marca não dê mais detalhes sobre o funcionamento.
 
    Ele também supera a capacidade dos últimos três navios a capacidade de transportar até 9.200 carros, entrando para o time dos maiores transportadores do tipo no mundo. Os navios anteriores, Changzhou, Hefei e Zhengzhou, levam até 7.000 carros, assim como o primeiro da frota, o Explorer n°1, inaugurado em janeiro de 2024.
Ou seja, com todos eles em operação ao mesmo tempo, a BYD pode transportar até 64.800 carros. Além disso, segundo a marca, isso eleva a capacidade total para mais de 1 milhão de veículos, incluindo atendimento à Europa e ao Sudeste Asiático. O Brasil também entra na conta.
 
    O motivo para que a BYD tenha seus próprios navios é óbvio: acelerar e acompanhar a expansão global da marca, sem depender de navios alugados. Para isso, a marca encomendou suas oito primeiras embarcações ao custo de aproximadamente R$ 3 bilhões. Todos eles são do tipo RoRo, com com grande capacidade de carga e rampas para entrada e saída dos veículos (roll-on/roll-off, daí o nome “RoRo”).
O primeiro deles, o Explorer n°1, foi entregue em janeiro de 2024. Ou seja, pouco tempo se passou entre ele e o último, entregue agora, no final de setembro de 2025.
O Brasil já recebeu por mais de uma vez os navios próprios da BYD. O Shenzhen, por exemplo, fez sua primeira viagem internacional justamente para abastecer o mercado brasileiro, entre abril e março deste ano.
 Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo”
Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo” GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026
GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026 IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não
IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não
 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA