Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

BYD lançará novas baterias Blade que não pegam fogo em 2025

A empresa promete que as baterias Blade de segunda geração serão mais seguras, compactas e terão mais autonomia do que nunca

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 dez 2024, 07h43 - Publicado em 2 dez 2024, 07h00
Bateria Blade (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Líder mundial de produção de veículos elétricos, a BYD anunciou que vai lançar a segunda geração de suas baterias Blade já em 2025, prometendo mais autonomia e segurança para os próximos veículos da marca.

Lançada em 2020, as baterias Blade colocaram a BYD em um patamar elevado na indústria do carro elétrico. Além da produção de veículos, eles também são a segunda maior produtora de baterias do mundo, vendendo cédulas até mesmo para rivais como Tesla, Toyota, Ford, Kia e Hyundai. Nesse ramo, a BYD perde apenas para a também chinesa CATL.

Como diferencial, as baterias Blade são feitas de fosfato de ferro-lítio, ou LFP. Essa química é mais barata do que as mais tradicionais de íons de lítio, justamente por dispensar o uso de níquel e cobalto, metais mais raros e caros. Ao mesmo tempo, elas permitem maior densidade energética que outras baterias LFP.

O segredo das baterias Blade é que cada célula é uma lâmina (ou blade, em inglês) com 90,5 cm de comprimento, 11,8 cm de altura e 1,35 cm de largura. Desse modo, elas podem ser instaladas na transversal, ocupando metade do espaço das células comuns e com um custo 30% menor.

BATERIA BYD BLADE LFP
Baterias Blade da BYD (BYD/Divulgação)
Continua após a publicidade

Elas também são mais seguras. Se perfuradas, não passam dos 60°C, enquanto as baterias automotivas de íons de lítio chegam aos 500°C e provocam incêndio se submetidas ao mesmo dano. 

Para o ano que vem, a ideia é lançar uma segunda geração que melhora as principais qualidades das baterias. Segundo o presidente da BYD, Wang Chanfu, as novas células não pegarão fogo. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Cao Shuang, diretor-gerente da BYD para a Ásia Central, prometeu que a nova Blade vai aumentar a autonomia dos carros, como também serão mais compactas do que nunca. Além dos veículos, a empresa também procura parceiros para utilizar as baterias em outras aplicações, como armazenamento de energia elétrica, por exemplo.

Isso não livrará a BYD da forte concorrência no ramo das baterias de carros elétricos — e não estamos falando só da líder CATL. A Chery divulgou um novo protótipo elétrico equipado com baterias de estado sólido, que promete autonomia de 1.500 km

Continua após a publicidade

Diferente das convencionais, que usam eletrólitos líquidos (como a Blade da BYD), as baterias de estado sólido podem não apenas armazenar mais energia em um espaço menor, mas também oferecer carregamento mais rápido graças à sua engenharia. Tudo isso com a vantagem de ainda não utilizar nenhum composto tóxico e ter uma vida útil maior.

Além do conceito, a Chery também já iniciou a construção de uma fábrica para a produção de 5 gWh de baterias por ano. O complexo, além da linha de produção, também terá um centro de pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia. A intenção é iniciar a produção já em 2025.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.