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BYD peita japoneses e lançará carro elétrico menor que o Dolphin Mini

Buscando expandir sua participação no Japão, BYD vai desbravar um segmento exclusivo do país e que nunca teve um concorrente estrangeiro

Por João Vitor Ferreira
15 Maio 2025, 19h04
Kei-car da BYD
 (Reprodução/Internet)
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Há diversos casos de montadoras consolidadas criando veículos para se adaptarem ao gosto do chinês. A Volkswagen é uma delas, fazendo isso para tentar reconquistar o público local. Mas o movimento inverso também existe e a BYD irá fazê-lo da maneira mais ousada possível.

O primeiro K-car (ou kei-car) da BYD foi flagrado em testes ainda sob forte camuflagem. Esse é um segmento forte e exclusivo do mercado japonês, composto por micro-carros com diversas peculiaridades.

Para ser considerado um K-car (vem de keijidōsha, que significa carro leve), o carro tem que seguir à risca algumas regras. Ele não pode ter mais do que 3,4 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura, além de ter potência limitada em 64 cv.

Nissan Sakura
Nissan Sakura EV será um dos principais rivais do kei-car da BYD no Japão, mas também é vendido na China (Divulgação/Nissan)

Apesar de não parecerem tão atraentes assim, eles são um sucesso no Japão, correspondendo a cerca de 35% do mercado local, pois também isentam os proprietários da comprovação de que têm vagas de garagem.

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A BYD está desenvolvendo um modelo nesses moldes para agradar os japoneses, podendo se tornar não só o primeiro elétrico estrangeiro na categoria, como também a primeira fabricante estrangeira a disputar seriamente o segmento com as montadoras locais.

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Por isso a BYD quer fazer tudo para agradar aos japoneses. Embora não seja uma obrigação, é comum que os K-cars tenham uma carroceria mais quadradinha, além de um pilar A duplo para ajudar na sustentação e oferecer mais segurança e é por esse caminho que a montadora chinesa seguirá.

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Segundo informações da imprensa chinesa, o K-car da BYD terá bateria 20 kWh com alcance de 180 km pelo ciclo WLTC e carregamento rápido (DC) com potência máxima de 100 kW. Com um preço provável de 2,5 milhões de ienes (R$ 96.800 aproximadamente), ele terá como principais rivais os também elétricos Nissan Sakura e Mitsubishi eK X EV, ambos frutos da joint NMKV, lançados em 2022 e com motor de 63 cv.

Kei Cars
Os kei-cars são uma marca registrada do Japão e foram criados após a Segunda Guerra (Reprodução/Internet)

A BYD planeja produzir o seu K-car na China e exportá-lo ao Japão a partir de 2026. E os planos são ambiciosos, com a montadora buscando uma participação de 40% no segmento de K-cars elétricos.

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O modelo também ajudará a BYD a expandir seu nome no país vizinho. Em 2024, ela passou a Toyota em vendas de elétricos no Japão pela primeira vez, atingindo a marca de 2.223 unidades vendidas, número 54% maior que o ano anterior. A empresa também planeja expandir sua rede de concessionárias para 100 unidades até o fim de 2025.

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