Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

BYD Seal é sedã de 590 cv, rival do Tesla Model 3 e vem ao Brasil em 2023

BYD Seal é irmão de linha do Dolphin e pode ser opção mais barata que o Han. Escolha pela versão topo de linha, entretanto, pode gerar concorrência interna

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 18h08 - Publicado em 3 jul 2023, 11h36
Novo BYD Seal, aprendtado no Braisl
Novo BYD Seal, aprendtado no Braisl (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Após a anunciar uma fábrica na Bahia, a BYD já deixou claro que tem planos ambiciosos para o Brasil. Naturalmente, isso envolve o lançamento de mais carros elétricos e, pouco depois do novo Dolphin, quem deve chegar ao mercado é o BYD Seal.

BYD Seal
(Divulgação/BYD)

Estamos falando de um sedã elétrico mais barato que a outra opção da marca no segmento, o BYD Han, e que é visto no exterior como um rival natural do Tesla Model 3. O Seal já está sendo homologado no país — o que, em todos os outros casos em que a marca fez isso, culminou em lançamento de fato.

BYD Seal
BYD Seal (Divulgação/BYD)
Continua após a publicidade

Lançado em 2022, o Seal tem versões com tração traseira e integral, mas só o segundo caso deve desembarcar em solo brasileiro. Estamos falando do Seal AWD GS 590EV, que, além do 4×4, impressiona pelos números de performance. Seus dois motores (um em cada eixo) totalizam 530 cv e 68,3 kgfm. É o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3,8 s, conforme dados de fábrica.

BYD Seal
(Divulgação/BYD)

Com 4,8 m de comprimento, o Seal é um sedã grande, assim como o Han. Ao contrário do veículo já lançado no Brasil, entretanto, a novidade tem interior bem mais simples. O painel altamente tecnológico, som Hi-Fi, telas na segunda fileira e bancos de couro vermelho, por exemplo, dão espaço a acabamento mais sóbrio, que se aproxima do Dolphin. Ambos, inclusive, aproveitam a nova arquitetura e-platform 3.0.

Continua após a publicidade
BYD Seal
(Divulgação/BYD)

Há teto solar panorâmico e a dianteira apresenta caimento no capô com apêndices que realçam os faróis de leds. A traseira apresenta lanternas curvilíneas unidas por uma régua central iluminada, em arranjo que lembra os sedãs elétricos da Mercedes. Tal como o subcompacto recém-lançado no Brasil, há inspiração, tantos nas cores quanto no interior e carroceria, em elementos dos oceanos.

BYD Seal
(Divulgação/BYD)
Continua após a publicidade

As linhas suaves do Seal contribuem para seu coeficiente aerodinâmico de 0,22. Isso somado à bateria de 82,5 kWh resultam em autonomia declarada de 650 km. Com carregamento em corrente contínua a 150 kW, é possível de levar as células de 10 a 80% em cerca de 25 minutos.

BYD Seal
(Divulgação/BYD)

As comparações com o Model 3 têm a ver, principalmente, com o preço das versões básicas do carro, na casa de US$ 20.000. Frente ao modelo da Tesla, porém, o chinês é mais limitado quando o assunto é automação veicular, apresentando piloto automático adaptativo menos capaz que o da marca norte-americana.

Continua após a publicidade
BYD Seal
(Divulgação/BYD)

Outro desafio da BYD, especificamente no Brasil, será evitar a concorrência interna. Afinal de contas, no exterior, o Seal topo de linha tem preço bem próximo ao do Han vendido aqui. Dessa forma, uma eventual cobrança superior a R$ 500.000 poderia limitar o sucesso da novidade que a nova fabricante nacional vem preparando.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.