Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

BYD Seal é sedã de 590 cv, rival do Tesla Model 3 e vem ao Brasil em 2023

BYD Seal é irmão de linha do Dolphin e pode ser opção mais barata que o Han. Escolha pela versão topo de linha, entretanto, pode gerar concorrência interna

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 18h08 - Publicado em 3 jul 2023, 11h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após a anunciar uma fábrica na Bahia, a BYD já deixou claro que tem planos ambiciosos para o Brasil. Naturalmente, isso envolve o lançamento de mais carros elétricos e, pouco depois do novo Dolphin, quem deve chegar ao mercado é o BYD Seal.

    BYD Seal
    (Divulgação/BYD)

    Estamos falando de um sedã elétrico mais barato que a outra opção da marca no segmento, o BYD Han, e que é visto no exterior como um rival natural do Tesla Model 3. O Seal já está sendo homologado no país — o que, em todos os outros casos em que a marca fez isso, culminou em lançamento de fato.

    BYD Seal
    BYD Seal (Divulgação/BYD)
    Continua após a publicidade

    Lançado em 2022, o Seal tem versões com tração traseira e integral, mas só o segundo caso deve desembarcar em solo brasileiro. Estamos falando do Seal AWD GS 590EV, que, além do 4×4, impressiona pelos números de performance. Seus dois motores (um em cada eixo) totalizam 530 cv e 68,3 kgfm. É o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3,8 s, conforme dados de fábrica.

    BYD Seal
    (Divulgação/BYD)

    Com 4,8 m de comprimento, o Seal é um sedã grande, assim como o Han. Ao contrário do veículo já lançado no Brasil, entretanto, a novidade tem interior bem mais simples. O painel altamente tecnológico, som Hi-Fi, telas na segunda fileira e bancos de couro vermelho, por exemplo, dão espaço a acabamento mais sóbrio, que se aproxima do Dolphin. Ambos, inclusive, aproveitam a nova arquitetura e-platform 3.0.

    Continua após a publicidade
    BYD Seal
    (Divulgação/BYD)

    Há teto solar panorâmico e a dianteira apresenta caimento no capô com apêndices que realçam os faróis de leds. A traseira apresenta lanternas curvilíneas unidas por uma régua central iluminada, em arranjo que lembra os sedãs elétricos da Mercedes. Tal como o subcompacto recém-lançado no Brasil, há inspiração, tantos nas cores quanto no interior e carroceria, em elementos dos oceanos.

    BYD Seal
    (Divulgação/BYD)
    Continua após a publicidade

    As linhas suaves do Seal contribuem para seu coeficiente aerodinâmico de 0,22. Isso somado à bateria de 82,5 kWh resultam em autonomia declarada de 650 km. Com carregamento em corrente contínua a 150 kW, é possível de levar as células de 10 a 80% em cerca de 25 minutos.

    BYD Seal
    (Divulgação/BYD)

    As comparações com o Model 3 têm a ver, principalmente, com o preço das versões básicas do carro, na casa de US$ 20.000. Frente ao modelo da Tesla, porém, o chinês é mais limitado quando o assunto é automação veicular, apresentando piloto automático adaptativo menos capaz que o da marca norte-americana.

    Continua após a publicidade
    BYD Seal
    (Divulgação/BYD)

    Outro desafio da BYD, especificamente no Brasil, será evitar a concorrência interna. Afinal de contas, no exterior, o Seal topo de linha tem preço bem próximo ao do Han vendido aqui. Dessa forma, uma eventual cobrança superior a R$ 500.000 poderia limitar o sucesso da novidade que a nova fabricante nacional vem preparando.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.