BYD U9 é testado em Nürburgring e sai da pista com freios ‘pegando fogo’
Superesportivo chinês inicia testes no circuito alemão com o objetivo de quebrar o recorde de volta do Rimac Nevera
BYD quer dar um passo importante para conquistar ainda mais espaço na indústria automotiva. Famosa pelos carros elétricos mais acessíveis, a montadora também quer ser reconhecida no meio dos esportivos. Para isso, está testando o YangWang U9 em Nürburgring, na Alemanha, com o objetivo de bater o tempo de volta do Rimac Nevera — mesmo que, para isso, seja preciso derreter seus freios.
Assim como o carro croata, o U9 também é um hiperesportivo elétrico com potência e torque absurdos: são 1.256 cv e 171,31 kgfm. Já o Nevera vai mais além, entregando incríveis 1.914 cv e 240,6 kgfm.
A diferença não só parece, como é realmente grande. Em linha reta, por exemplo, o U9 leva 2,36 s para chegar aos 100 km/h, bastante tempo se comparado aos 1,81 s do Nevera. Mas não é só potência e torque que fazem um carro ser rápido. Em circuitos difíceis, como o de Nürburgring, o carro precisa ter muito mais que isso.
A carta na manga da BYD é a suspensão Disux-X. Durante a apresentação oficial do carro, pudemos ver o sistema fazendo o carro ‘dançar’ no palco, mas na realidade ele controla as taxas de mola e amortecimento para estabilizar o carro em tempo real. Na pista, ele trabalha para manter o U9 o mais plano possível nas pistas, algo que seria impossível com uma suspensão comum, afinal, estamos falando de um esportivo de 2.475 kg.
O vídeo com os primeiros testes em Nürburgring permite ver o piloto tentando extrair o máximo do BYD U9 em um dos traçados mais difíceis do autódromo. A exigência foi tamanha que os freios do carro ficaram incandescentes, algo pouco comum de se ver em carros de rua.
Apesar de todo o esforço, o U9 ainda não chegou próximo de bater o tempo no Nevera, de 7:05.29 minutos. Mas os testes ainda estão no começo, então ainda poderão fazer ajustes para tornar o supercarro da BYD capaz de se aproximar da casa dos 7 minutos.
A BYD ainda não confirmou a chegada do U9 no Brasil, mas de seu irmão SUV, sim. A marca de luxo YanWang estreia ainda esse ano com o SUV U8, que não pula como o esportivo, mas tem entre seus trunfos a capacidade de andar com pneu furado, girar no próprio eixo e até navegar.