Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

BYD U9 é testado em Nürburgring e sai da pista com freios ‘pegando fogo’

Superesportivo chinês inicia testes no circuito alemão com o objetivo de quebrar o recorde de volta do Rimac Nevera

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 jul 2024, 14h54 - Publicado em 1 jul 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BYD U9
     (CarSpyMedia/Youtube)

    BYD quer dar um passo importante para conquistar ainda mais espaço na indústria automotiva. Famosa pelos carros elétricos mais acessíveis, a montadora também quer ser reconhecida no meio dos esportivos. Para isso, está testando o YangWang U9 em Nürburgring, na Alemanha, com o objetivo de bater o tempo de volta do Rimac Nevera — mesmo que, para isso, seja preciso derreter seus freios.

    Assim como o carro croata, o U9 também é um hiperesportivo elétrico com potência e torque absurdos: são 1.256 cv e 171,31 kgfm. Já o Nevera vai mais além, entregando incríveis 1.914 cv e 240,6 kgfm.

    A diferença não só parece, como é realmente grande. Em linha reta, por exemplo, o U9 leva 2,36 s para chegar aos 100 km/h, bastante tempo se comparado aos 1,81 s do Nevera. Mas não é só potência e torque que fazem um carro ser rápido. Em circuitos difíceis, como o de Nürburgring, o carro precisa ter muito mais que isso.

    Continua após a publicidade

    A carta na manga da BYD é a suspensão Disux-X. Durante a apresentação oficial do carro, pudemos ver o sistema fazendo o carro ‘dançar’ no palco, mas na realidade ele controla as taxas de mola e amortecimento para estabilizar o carro em tempo real. Na pista, ele trabalha para manter o U9 o mais plano possível nas pistas, algo que seria impossível com uma suspensão comum, afinal, estamos falando de um esportivo de 2.475 kg.

    O vídeo com os primeiros testes em Nürburgring permite ver o piloto tentando extrair o máximo do BYD U9 em um dos traçados mais difíceis do autódromo. A exigência foi tamanha que os freios do carro ficaram incandescentes, algo pouco comum de se ver em carros de rua.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Apesar de todo o esforço, o U9 ainda não chegou próximo de bater o tempo no Nevera, de 7:05.29 minutos. Mas os testes ainda estão no começo, então ainda poderão fazer ajustes para tornar o supercarro da BYD capaz de se aproximar da casa dos 7 minutos.

    BYD Yangwang U9
    (Divulgação/BYD)

    A BYD ainda não confirmou a chegada do U9 no Brasil, mas de seu irmão SUV, sim. A marca de luxo YanWang estreia ainda esse ano com o SUV U8, que não pula como o esportivo, mas tem entre seus trunfos a capacidade de andar com pneu furado, girar no próprio eixo e até navegar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.