Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

BYD Yangwang U9 beira os 500 km/h e é elétrico de produção mais rápido do mundo

Nova versão do supercarro da BYD pode ter mais de 3.000 cv, mas é certo que é o carro chinês mais rápido já feito

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 ago 2025, 08h59 - Publicado em 26 ago 2025, 08h45
recorde yangwang u9
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

O Yangwang U9 Track Edition, versão mais extrema do supercarro elétrico da BYD, nem sequer foi apresentada e já foi colocado à prova. O supercarro alcançou os 472,41 km/h e pode ter se tornado o carro elétrico de produção mais rápido do mundo.

Um recorde ele já tem: o de carro chinês mais rápido do mundo. O Yangwang U9 já havia registrado a velocidade de 391,94 km/h em um teste anterior. A nova marca, de 472,41 km/h, foi registrada na pista de Papenburg, na Alemanha, e representa um aumento de 20,53% na velocidade.

recorde yangwang u9
(Divulgação/BYD)

Ainda não e o carro elétrico mais rápido do mundo, pois um protótipo da Universidade do Estado de Ohio chamado Venturi Buckeye Bullet 3 alcançou os 549,4 km/h em setembro de 2016.

Continua após a publicidade

O supercarro elétrico da BYD se aproximou dos recordistas de velocidade entre os supercarros a combustão, como o SSC Tuatara h (474.8 km/h), o Bugatti Chiron Super Sport 300+ (490 km/h) e o Koenigsegg Jesko Absolut (531 km/h). Além do mais, o BYD custa uma fração do preço destes carros: o equivalente a 232.500 dólares, contra os até 4,2 milhões de dólares dos demais.

O BYD Yangwang U9 já teve pelo menos 149 unidades entregues a compradores. Isto na versão convencional, pois o U9 Track Edition é especial: tem quatro motores elétricos independentes que somam 3.019 cv. Esta versão chega aos 100 km/h em 2,4 s, mesmo tempo da versão convencional, já conhecida, que tem 1.305 cv.

Continua após a publicidade

recorde yangwang u9
(Weibo/Reprodução)
Continua após a publicidade

Neste teste, o Yangwang U9 Track Edition estava calçado com pneus semi-slick da Giti para minimizar a perda de torque e o desgaste em alta velocidade.

Compartilhe essa matéria via:

O U9 Track Edition não se diferiria muito da versão já conhecida, mas adiciona elementos funcionais voltados para uso em pista, com teto e asa traseira fixa em fibra de carbono, difusor com lâminas ajustáveis e a possibilidade de configuração com peças aerodinâmicas opcionais, como um divisor dianteiro em carbono em duas versões e uma asa traseira elétrica. As rodas de 20 polegadas são calçadas por pneus de perfil largo (325/35 R20).

Se os números forem mesmo esses, o Yangwang U9 Track Edition não é apenas o carro elétrico de produção mais rápido, como também o primeiro automóvel de produção em série a ultrapassar a marca dos 3.000 cv.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.