BYD Yangwang U9 supera Bugatti e chega a 496 km/h; apenas 30 serão fabricados
Primeiro carro de produção com arquitetura de 1.200 V tem quatro motores elétricos e mais de 3.000 cv e já está à venda
A BYD está em busca da maior velocidade possível do Yangwang U9. Depois do supercarro ter alcançado os 472,44 km/h, a fabricante chinesa submeteu o carro a mais um teste de velocidade e, desta vez, ele chegou ainda mais perto dos 500 km/h.
O hiperesportivo elétrico atingiu a incrível velocidade máxima de 496,22 km/h, deixando para trás os 490,48 km/h alcançados pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ em 2019. A marca histórica foi registrada, novamente, no oval de alta velocidade da ATP Papenburg, na Alemanha, com o piloto Marc Basseng ao volante.
Como o recorde foi registrado apenas em uma direção da pista, o SSC Tuatara ainda mantém o título oficial de média bidirecional, com 455,3 km/h.
A BYD até mudou o nome do carro do último recorde para este. Agora chama-se Yangwang U9 Xtreme e não mais Track Edition, mas as credenciais são as mesmas. O hipercarro elétrico tem quatro motores de altíssima rotação (até 30.000 rpm), um para cada roda, que juntos entregam 3.019 cv.
São mais de 1.600 cv extras em relação ao U9 convencional e, por trás disso, está uma arquitetura elétrica de 1.200 V, a primeira de produção do mundo e uma evolução sobre o sistema de 800V do U9 padrão, permitindo que a bateria Blade da BYD opere com uma taxa de descarga muito superior de, 30C, mesmo mantendo a química de fosfato de ferro-lítio (LFP).
O uso de uma tensão mais elevada também permite uma maior entrega de energia sem demandar cabos mais grossos.
O U9 Xtreme ainda estava calçado com pneus semi-slick de nível de competição e teve sua suspensão DiSus-X revisada, com calibração específica para lidar com as condições na pista. O carro ainda tem splitter frontal e difusor traseiro em fibra de carbono, para que o carro se mantenha grudado no chão. O peso também ajuda: estaria ao redor dos 2.500 kg.
No vídeo desta nova tentativa de recorde, o piloto saiu da curva inclinada da pista acima dos 300 km/h antes de cravar o pé no acelerador. O Yangwang U9 não teve grande dificuldade para continuar ganhando velocidade antes de superar os 496 km/h.
O Yangwang U9 Xtreme já está disponível para venda na China, mas sua produção será extremamente limitada: apenas 30 unidades serão fabricadas e e o preço ainda não divulgado. Certamente estará à altura do seu desempenho recorde.
Vittori Turbio é hipercarro híbrido de 1.100 cv que mistura Pininfarina e IA
Citroën Basalt decepciona e recebe nota zero em teste de colisão







