Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carros elétricos desvalorizaram até 47% em dois anos; veja lista

Separamos os 10 principais modelos elétricos que estão no mercado há pelo menos dois anos para comparar quanto depreciaram nesse período

Por João Vitor Ferreira
10 ago 2024, 14h00
Compara elétricos
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O segmento dos carros elétricos em 2022 não era como hoje em dia. Se hoje os elétricos seguem quebrando recordes de vendas a mês após mês, não faz muito tempo que a oferta deles era restrita e os preços, muito mais altos e proibitivos. A desvalorização deles foi implacável.

Antes do BYD Dolphin chegar ao Brasil e revolucionar o segmento pelo seu preço atrativo, as opções eram mais caras. A própria BYD chegou ao Brasil em 2022, mas com modelos que estavam longe de serem considerados atrativos.

Separamos aqui uma lista de 10 carros elétricos que já estavam à venda em 2022 e sobreviveram para ver o mercado mudar. O mais importante: vamos a evolução dos seus preços e a  desvalorização nos últimos dois anos para entender como o mercado mudou em tão pouco tempo.

Vale ressaltar que, para os usados, estamos considerando sempre a quilometragem característica do modelo indicada pela KBB e sempre para o ano-modelo 2023 ou o mais recente.

Renault Kwid E-Tech

Foi em 2022 que a Renault trouxe o Kwid E-Tech para brigar no segmento dos compactos elétricos. Sem concorrência e com um contexto de mercado totalmente diferente, ele ganhou o título de carro elétrico mais barato do Brasil mesmo que custasse R$ 142.990 no lançamento.

O BYD Dolphin chegou em 2023 e não só Kwid como todos os seus concorrentes se viram obrigados a abaixar seus preços para não serem ofuscados. Primeiro, ele caiu para R$ 123.490, mas a chegada do Dolphin Mini neste ano fez com que a Renault diminuísse seu preço para R$ 99.990, mantendo o título de elétrico mais barato do Brasil.

Continua após a publicidade
kwid etech
Hoje um Kwid e-Tech usado está saindo pelo preço de um 0 km (Divulgação/Renault)

Analisando a sua desvalorização, vemos que o Kwid E-Tech ano-modelo 2023 — ou seja, o do lançamento — tem uma média de preço bem próxima ao do 0 km. Segundo a KBB, na troca por um carro novo, o preço médio de venda do elétrico fica em torno dos R$ 79.700, uma desvalorização de 44,3% frente ao preço do lançamento. Mas o preço médio de revenda nas lojas seria de R$ 97.670, muito próximo do 0 km.

Caoa Chery iCar

O Caoa Chery iCar também estreou em 2022 pegando o embalo do Kwid E-Tech. Na época, ele tinha preço de lançamento de R$ 139.990, roubando para si o título de elétrico mais barato do Brasil, superando não só o Renault como também o JAC E-JS1. Mas pouco tempo depois o preço subiu para R$ 149.990.

Em 2023, graças ao “efeito Dolphin” a montadora baixou preço, e o iCar voltou a custar o mesmo que no lançamento. Porém, algumas concessionárias iam além e anunciavam o compacto por R$ 129.990.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar (Divulgação/Caoa Chery)

Agora, em 2024, o compacto segue ainda mais barato, sendo anunciado no site da Caoa Chery por R$ 119.990.

Com a desvalorização, um iCar 2022 no mercado de usados acaba tendo preços bem menores que o 0 km e próximos do Kwid E-Tech do mesmo ano. O preço médio de troca é de R$ 79.900, desvalorização de 42,9%.

Continua após a publicidade

JAC E-JS1

Quem deu início a essa dança das cadeiras pelo título de elétrico mais barato do Brasil foi o JAC E-JS1. Lançado em outubro de 2021, ele chegou custando R$ 149.990. Sem concorrentes, continuou com a coroa até 2022.

Com a chegada do iCar e do Kwid elétrico, a vida do E-JS1 foi se complicando. Na virada de 2022 para 2023, seu preço caiu para R$ 145.900. O Dolphin chegou e seu preço caiu, dessa vez para R$ 135.900.

JAC e-JS1
JAC e-JS1 foi o que teve a maior desvalorização entre os seus rivais diretos (Divulgação/JAC)

Em 2024, depois da chegada do Dolphin Mini, a JAC não parece mais se preocupar com a honraria de ser o elétrico mais barato do Brasil. Isso porque o E-JS1 está custando R$ 126.900, mais caro que o compacto da BYD e seus dois antigos rivais. Mas ainda vende bastante para motoristas de aplicativo.

No mercado de usados, quem quiser levar um E-JS1 terá que desembolsar um pouco mais se comparado aos seus principais concorrentes. Seu preço de troca fica na faixa dos R$ 80.800, superando Kwid e iCar. A desvalorização frente ao preço de lançamento, porém, é de 46%.

Compartilhe essa matéria via:

Peugeot e-208 GT

O Peugeot e-208 GT sempre teve uma proposta um pouco mais Premium, além da pegada esportiva. Logo, seria difícil vê-lo brigando entre os elétricos mais baratos do nosso país.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, seu preço variou bastante. Esteve mais caro em 2022, chegando a custar R$ 276.990. Depois baixou para R$ 249.990 e, em 2023, baixou até os R$ 219.990.

Peugeot e-208
Peugeot e-208 teve a maior desvalorização entre os carros analisados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Hoje em dia, quem quiser adquirir o hatch elétrico esportivo vai ter que desembolsar um pouco mais. No site oficial da Peugeot, seu preço sugerido é de R$ 235.990, mesmo prestes de mudar. No caso do usado ano-modelo 2023 a desvalorização foi bem alta e é possível encontrá-lo custando da faixa dos R$ 146.000, um pouco mais barato que o Dolphin. Quer dizer que perdeu 47,2% do seu preço.

Peugeot e-2008

Depois de lançar o hatch, a Peugeot trouxe a versão elétrica do seu irmão SUV. O e-2008 estreou no Brasil em 2022 e o preço era um dos seus principais atrativos.

Apesar de custar R$ 259.990 no lançamento, o preço não era tão caro quanto parece. Rivais como o Chevrolet Bolt e o Volvo XC40, na época, eram cerca de R$ 80.000 mais cara, colocando o Peugeot e-2008 em uma posição confortável.

Mas a coisa foi melhorando. De R$ 259.990, o preço caiu até R$ 199.990. Já no final de 2023 uma promoção reduziu o valor para R$ 159.990.

Continua após a publicidade
Peugeot E2008
Peugeot E-2008 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Agora em 2024 o SUV elétrico teve suas vendas suspensas, mas foi por um bom motivo. Com as reduções, a Peugeot conseguiu queimar todo o estoque do e-2008 para lançar a sua versão reestilizada, que deve chegar até o fim do ano.

No mercado de usados, o e-2008 teve uma desvalorização tão grande quanto a do irmão maior. Na troca, o SUV tem preço médio de venda de R$ 140.600, aproximadamente, quase R$ 119.000 a menos do que no lançamento. A desvalorização foi de 45,9%.

BYD Tan

Segundo modelo da BYD a estrear no Brasil, o Tan nunca teve a proposta de ser barato. Pelo contrário, o SUV chegou para brigar no segmento Premium, principalmente contra o Audi Q7 e o XC90.

Ele estreou no Brasil em 2022 por R$ 487.590, sendo mais barato que os rivais citados, mas também fazendo frente a outros modelos mais luxuosos, como o Audi e-Tron e o Mercedes EQC 400, que passavam dos R$ 600.000.

BYD Tan 2022
BYD Tan (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em junho deste ano o SUV recebeu melhorias, como o aumento significativo da autonomia para 460 km. Porém, o aumento do preço foi diretamente proporcional aos seus ganhos e hoje custa R$ 536.800.

Continua após a publicidade

A desvalorização fez o Tan 2023 ficar mais acessível no mercado de usados e a versão de lançamento está valendo em média R$ 304.550, uma depreciação de 37,%.

Fiat 500e

A única opção de carro elétrico da Fiat no Brasil é o 500e. Simpático, o modelo não segue a mesma filosofia dos outros compactos elétricos do Brasil, fugindo dos acabamentos mais simples e apostando numa pegada mais luxuosa.

Fiat 500 E
Fiat 500e está disponível apenas como ano-modelo 2022 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em 2022, um ano após sua estreia, seu preço já tinha subido de R$ 239.990 para R$ 255.990. Mas seguindo a tendência do mercado de elétricos, seu preço caiu e hoje ele sai por R$ 214.990, como consta no site da Fiat.

Disponível apenas como ano-modelo 2022, um 500e usado tem preço médio de troca de aproximadamente R$ 159.820. Quem pagou o preço de lançamento viu seu carro perder 37,5% do seu valor em dois anos.

Volvo XC40

Antes do EX30 chegar, a missão de ser o carro de entrada da Volvo no Brasil era do XC40. Por isso, em 2022, a montadora sueca lançou por aqui uma versão do SUV com apenas um motor, que partia dos R$ 309.950, R$ 90.000 mais barata que a topo de linha com dois motores.

Mas a chegada de opções mais baratas obrigou a Volvo a reposicionar o modelo. Agora, o Volvo XC40 com um motor já parte dos R$ 342.950, enquanto o bimotor custa R$ 405.950.

Volvo Hibrido e Elétrico
Volvo XC40 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na troca, o XC40 com dois motores tem preço médio de R$ 222.200, enquanto o modelo mais simples está valendo aproximadamente R$ 199.000. A desvalorização é de 44,4% e 35,7%, respectivamente.

Nissan Leaf

O Nissan Leaf é um carro importante para a eletrificação, afinal, ele foi o primeiro elétrico a ser produzido em grande escala no mundo. Apesar disso, ele não emplacou no Brasil.

Em 2022, ano em que a segunda geração recebeu sua única reestilização, o Leaf custava R$ 293.790, mais caro que o Peugeot e-208 GT, por exemplo. A Nissan até tentou salvar o modelo em 2023, derrubando seu preço para R$ 235.800. Mas não teve jeito.

Nissan Leaf
Nissan Leaf (Divulgação/Nissan)

Em 2024 o preço voltou para a casa dos R$ 298.900, algo que não fazia sentido, já que o Leaf era considerado bem ultrapassado. O resultado é que o hatch elétrico saiu de linha no Brasil antes de ter sua produção encerrada no resto do mundo.

Quem quiser vender o Leaf para revendedores também encontrará uma desvalorização alta, já que seu valor médio na troca está na casa dos R$ 158.870, uma perda de valor na ordem dos 45,9%.

Chevrolet Bolt EV

Outro que não emplacou foi o Chevrolet Bolt. Inclusive, muitos até se esqueceram que o modelo segue à venda. Em 2022 o Bolt fez a sua estreia custando R$ 329.000, um valor considerado elevado até para a época.

Bolt 2022
Chevrolet Bolt (Divulgação/Chevrolet)

Agora, ele custa R$ 259.990, ainda muito caro para competir com os atuais elétricos mais vendidos do mercado. Como era de se esperar, a depreciação é ainda maior que a do Leaf e está valendo R$ 174.000 na troca por um carro novo, o que representa uma desvalorização de 47,1%.

Desvalorização dos carros elétricos nos últimos dois anos

Modelo Preço em 2022 Preço na troca Desvalorização Quilometragem característica definida pela KBB
Renault Kwid E-Tech R$ 142.990 R$ 79.700 -44,3% 14.015 km
Caoa Chery iCar R$ 139.990 R$ 79.900 -42,9% 14.015 km
JAC E-JS1 R$ 149.990 R$ 80.800 -46% 14.015 km
Peugeot e-208 GT R$ 276.990 R$ 146.000 -47,2% 14.015 km
Peugeot e-2008 R$ 259.990 R$ 140.600 -45,9% 14.015 km
BYD Tan R$ 487.590 R$ 304.550 -37,5% 14.015 km
Fiat 500e* R$ 255.990 R$ 159.820 -37,5% 25.3014 km
Volvo XC40 (monomotor) R$ 309.950 R$ 199.000 -35,7% 14.015 km
Volvo XC40 (bimotor) R$ 399.950 R$ 222.200 -44,4% 14.015 km
Nissan Leaf R$ 293.790 R$ 158.870 -45,9% 14.015 km
Chevrolet Bolt EV R$ 329.000 R$ 174.000 -47,1% 14.015 km

*Disponível apenas como ano-modelo 2022

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.