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Carros elétricos e híbridos mantêm bom momento e crescem no interior do Brasil

Agosto teve queda insignificante na venda de eletrificados e, segundo ABVE, número de modelos no interior do país cresce; BYD Song é líder do segmento

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 set 2024, 12h49 - Publicado em 13 set 2024, 11h00
BYD Song Pro
BYD Song Pro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Embora os números tenham sido um pouco menores, a boa fase dos veículos eletrificados no Brasil é inegável. Segundo a ABVE (Associação Brasileiro do Veículo Elétrico), em agosto tivemos um total de 14.667 somando todas as categorias (MHEV, HEV, PHEV e BEV), o que significa uma pequena queda de 4% em relação a julho (15.312), mas um grande aumento de 57% em relação a agosto de 2023 (9.351).

No acumulado do ano — ou seja, no período entre janeiro e agosto — o crescimento é ainda mais visível. Já são 109.283 eletrificados leves vendidos, um aumento de 123% em relação a todo o ano de 2023, onde foram emplacados 49.052 veículos.

Para a ABVE, o bom momento do setor se reflete em dois pontos importantes. O primeiro é na infraestrutura de carregamento. De acordo com a Tupi Mobilidade, empresa associada à ABVE, o Brasil tem um total 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos, dos quais 89% são do tipo AC (9.506), de carga lenta, e 11% do tipo DC (1.109), de carga rápida.

BYD Song Pro GS chega por menos de R$ 200.000 (preço limitado a 3.000 unidades)
Somando as vendas dos Song Pro e Plus, o SUB garantiu a liderança em agosto, deixando o rival Haval H6 para trás (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Já o segundo é a interiorização, ou seja, o aumento do número de carros elétricos em cidades mais distantes das capitais do país. No balanço feito pela a ABVE das 70 cidades onde mais se emplacou carros eletrificados do último mês somaram 11.125 unidades (76% do total emplacado em agosto). Desse montante, 30% se concentra em municípios do interior (3.400) e o restante (7.225) nas capitais.

BYD Dolphin Mini
Dolphin Mini foi o segundo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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“A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”, acrescentou.

Outro detalhe interessante destacado pela ABVE é a preferência do brasileiro pelos veículos plug-ins, ou sejam, aqueles com carregamento externo. Já são 12 meses consecutivos que os BEVs e PHEVs lideram como as categorias mais vendidas no Brasil e o aumento dos números tem sido bem satisfatórios.

Haval H6 PHEV19 (06)
Disponível em versões HEV e PHEV, H6 não conseguiu manter a liderança e caiu para terceiro (Divulgação/GWM)

Em agosto do ano passado, foram apenas 1.167 veículos 100% elétricos emplacados. No último mês esse número foi 338% maior, chegando a 5.115 unidades, sendo esse o tipo de eletrificado mais vendido do Brasil (35% de participação entre os eletrificados).

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Já os híbridos plug-in tiveram uma representação ainda maior, de 39% em agosto de 2024, totalizando 5.781 unidades. Na comparação com agosto de 2023 (3.700), houve um aumento de 56%.

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BYD Song Pro GS chega por menos de R$ 200.000 (preço limitado a 3.000 unidades)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

BYD Song roubando a liderança

A família do BYD Song cresceu e agora é representada não só pelo Song Plus, como também pela versão Pro. Com isso, o híbrido conseguiu ter maior destaque no mercado e superou antigo líder do segmento dos eletrificados — e rival direto — Haval H6.

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Em agosto, a família Song emplacou um total de 2.516 unidades. Já o H6 teve 2.112 emplacamentos, perdendo não só a liderança, como também o segundo lugar para o BYD Mini, com um total de 2.298.

Corolla x BYD King
Briga entre os sedãs híbridos é acirrada, mas em agosto o BYD King levou a melhor sobre o Toyota Corolla (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em quarto lugar temos o primeiro carro de origem não chinesa e o primeiro MHEV do ranking: o Corolla Cross, que totalizou 1.202 emplacamentos em agosto. Diferente de outros meses, o Dolphin não teve sua melhor qualificação e ficou na quinta posição com 1.056 emplacamentos, cainda uma posição em relação ao mês anterior.

Volvo XC60
Fora do top de julho, XC60 melhora nas vendas e até ultrapassa o elétrico EX30 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Abrindo a segunda parte do top 10, mais um BYD. O King teve 384 emplacamentos e se destacou como o sedã eletrificado mais vendido. Com apenas duas unidades de diferença, o GWM Ora 03 aparece em sétimo, seguido por outro sedã, o Toyota Corolla, que somou 331 emplacamentos.

A Volvo fecha o top 10 com o híbrido XC60 (325) e o elétrico EX30 (314).

Lista de eletrificados mais vendidos ABVE
(ABVE/Reprodução)

 

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