Revista em Casa: Assine a partir de R$ 10,99

Chefe da BYD diz que seu esportivo é 10 vezes melhor que Porsche e BMW

Marca chinesa é derivada de parceria entre BYD e Mercedes-Benz e tem como chamariz a perua Z9 GT, de quase 1.000 cv

Por Lukas Kenji
Atualizado em 15 abr 2025, 08h35 - Publicado em 14 abr 2025, 17h00
Denza-Z9-GT-1
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

“Esse carro é 10 vezes melhor do que os concorrentes. Temos atributos que marcas clássicas não têm.” Assim, a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, destacou a Denza Z9 GT, uma perua elétrica de quase 1.000 cv.

A declaração de Li à revista Car Magazine ocorreu em meio à Semana de Design de Milão, na Itália. A ideia é promover o lançamento da Denza na Europa. A marca surgiu de uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz e terá o Z9 GT como chamariz para estrear com impacto no mercado europeu.

O modelo tem um motor que desenvolve 952 cv na versão elétrica, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Já na configuração híbrida plug-in, oferece 858 cv, com um motor 2.0 a combustão.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar de concorrer com o Porsche Taycan Sport Turismo, a Denza Z9 GT é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 m de entre-eixos. O rival alemão tem 4,96 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos — diferenças significativas. O peso da chinesa também impressiona: 2.875 kg, mais do que um Rolls-Royce Cullinan.

Continua após a publicidade
Denza-Z9-GT-5
(Divulgação/BYD)

Tecnologia e preço como trunfos

Desenhado por Wolfgang Egger, ex-Alfa Romeo e Lamborghini, o Z9 GT oferece como diferenciais capacidade de “caminhar de lado” (crab-walk) para estacionar em espaços apertados e girar 360 graus no próprio eixo.

Continua após a publicidade

A plataforma e3, com baterias Blade Cell e integração célula-para-corpo, garante autonomia e eficiência, enquanto o interior conta com três telas e sistemas avançados de conectividade.

Na China, o Z9 GT custa entre 334.800 e 414.800 yuans (cerca de R$ 245 mil a R$ 305 mil). Para se ter uma ideia, um Porsche Panamera Sport Turismo parte de 1,08 milhão de yuans (R$ 790 mil). A expectativa é que a Denza mantenha essa vantagem competitiva na Europa, oferecendo equipamentos de série robustos por um custo significativamente menor.

Denza Z9 GT
Interior do carro ainda não foi divulgado oficialmente (Denza/Reprodução)
Continua após a publicidade

Posicionamento estratégico

A Denza surge como uma marca intermediária entre a BYD, focada no mercado de massa, e a luxuosa YangWang. Já a Denza mira consumidores em busca de status e sofisticação, mas com orçamento mais flexível. A rede de vendas e pós-venda será independente, com concessionárias e equipes dedicadas, segundo Stella Li.

Continua após a publicidade

Além do Z9 GT, a Denza planeja lançar a van D9 e dois utilitários off-road sob o guarda-chuva da submarca Fangchengbao. A empresa também pode rebatizar modelos da YangWang, como o U7, para facilitar a aceitação na Europa.

BYD U7
(Divulgação/BYD)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.