Chevrolet Blazer elétrico retoma título de SUV esportivo e vem ao Brasil
Entre as versões disponíveis, o modelo pode ter até 565 cv e chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos
O novo Chevrolet Blazer EV ainda nem havia sido mostrado em detalhes e já estava confirmado ao Brasil. Agora, a inédita variante elétrica do clássico SUV da GM foi apresentado em todas as suas versões, que começam a chegar ao mercado americano em meados de 2023 – ou seja, por aqui, ele só chega depois de 2024.
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É impossível passar indiferente ao desenho do Blazer EV. A dianteira tem aparência agressiva, as laterais têm vincos bem marcados e que se cruzam, enquanto a traseira é marcada pelas lanternas, de formato irregular. As dimensões não foram divulgadas, mas é possível notar que o SUV é grande, especialmente no entre-eixos.
Cada uma das quatro versões, no entanto, tem particularidades no design. As versões 1LT e 2LT têm um visual mais limpo, com o centro da dianteira (onde seria a grade em um carro a combustão) seguindo a cor do carro, base das portas e dos para-lamas em plástico sem pintura, e rodas de 19 polegadas com desenho fechado.
Logo acima, a RS tem rodas de 21 polegadas, base das portas e dos para-lamas em preto brilhante, além da “grade” superior e do logo da Chevrolet iluminados. Os para-choques são os mesmos das versões LT, porém com a porção central em preto. Por fim, a configuração SS tem para-choques exclusivos, com maior inspiração de esportividade, e rodas de 22 polegadas.
O interior do Chevrolet Blazer EV é bastante chamativo com as saídas de ar redondas e o enorme conjunto de telas. Para a central multimídia está dedicada uma tela de 17,7 polegadas, contra 11 polegadas do quadro de instrumentos digital. Há também uma variação de materiais, texturas e cores, que se alternam de acordo com as versões.
De volta às raízes, mas elétrico
Já se passaram quase duas décadas desde o último SUV de alto desempenho feito pela Chevrolet, o Trailblazer SS, que ostentava um V8 6.0 de 400 cv. O Blazer EV resgata essa esportividade, principalmente, com a versão SS. São dois motores elétricos, um em cada eixo (assim, a tração é integral), capazes de entregar até 565 cv e 89,5 kgfm.
De acordo com a marca, o Blazer EV SS, vai de 0 a 96 km/h em menos de quatro segundos no inédito modo WOW (Wide Open Watts). A autonomia pode chegar a 467 km. Em comum a todas as versões, a recarga pode ser feita em carregadores de até 190 kW, suficiente para recuperar 125 km em 10 minutos.
A GM não detalhou os números de potência, torque e desempenho das demais configurações, mas revelou a autonomia de cada uma: 397 km para a 1LT, disponível apenas com tração dianteira; 471 km para a 2LT, com tração dianteira de série e integral como opcional; e 514 km para a RS, de tração dianteira ou traseira de fábrica, mas integral como opcional.
Também não se sabe ainda qual será a versão vendida no Brasil. Um palpite é de que seja a RS, de maior alcance, desempenho intermediário e visual mais chamativo. É possível que o Blazer EV SS fique caro demais para chegar por aqui.
Direção sem as mãos
O pacote de tecnologia do Blazer EV busca não deixar buracos. Entre eles, há um sistema de direção totalmente autônoma (disponível em países cuja legislação permite), abertura elétrica da porta do bocal de recarga, abertura do porta-malas por presença e o sistema Regen Braking, que transforma em energia elétrica a energia cinética gerada em impulsos para a frente – não apenas em frenagens.
Também há frenagem automática de emergência para carros e pedestres, estacionamento semi-autônomo, assistente de permanência em faixa, faróis full LED e bancos dianteiros aquecidos e ventilados.
Ao trabalho
O Blazer EV não será oferecido apenas para uso civil, de lazer. A Chevrolet também já garantiu versões PPV (Police Pursuit Vehicle), dedicado às frotas policiais. A configuração terá a maior bateria da linha, motores duplos, freios Brembo e tração traseira ou integral.
“Juntamente com o desempenho de emissões zero, reduz o número e a frequência de certos requisitos de manutenção normalmente associados aos veículos da frota”, disse o vice-presidente da GM Fleet, Ed Peper.
Além disso, os acabamentos disponíveis oferecem uma variedade de conteúdo diferenciados, adequados para demais frotas comerciais, como farmacêutico, aluguel e outros.