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Chevrolet Blazer volta ao Brasil como SUV elétrico que ‘substitui’ o Camaro

O modelo volta ao Brasil com uma nova personalidade: ele agora é um SUV elétrico feito para brigar com carros de marcas premium

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 set 2024, 17h53 - Publicado em 6 ago 2024, 17h00
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  • Há algumas décadas, o Chevrolet Blazer era o SUV da picape S10 no Brasil. Desde 2012, porém, esse papel passou a ser do Trailblazer que, inclusive, ganhou recentemente uma atualização visual. Nos Estados Unidos, o Blazer seguiu vida solo e, agora, volta ao mercado brasileiro com um posicionamento inédito.

    Ele passa a ser um SUV elétrico com pegada esportiva que pode lhe render o título de “substituto espiritual” do Camaro. Os preços não foram revelados até o fechamento desta edição, mas espera-se algo entre R$ 400.000 e R$ 500.000 em sua versão única, a RS, colocando-o como rival de BMW iX3, Porsche Macan e, porque não, contra o Ford Mustang Mach-E.

    Que o novo Blazer tem presença, é inegável, seja pela aparência ou pelas dimensões. A dianteira tem faróis full-led unidos por uma barra iluminada que é interrompida pela gravata da Chevrolet, além de um painel em preto brilhante que faz as vezes da grade.

    Chevrolet Blazer EV
    Chevrolet Blazer EV (Divulgação/Chevrolet)

    De lado há poucos vincos, mas os existentes dão personalidade, como os próximos ao para-lama dianteiro esquerdo, que esconde os bocais para recarga. As bonitas rodas de 21 polegadas também se destacam. Atrás, as lanternas em led seguem por três direções diferentes.

    O SUV também é grande: são 4,88 metros de comprimento (mais do que um Jeep Commander), 2,20 m de largura, 1,65 m de altura e impressionantes 3,1 metros de entre-eixos. No porta-malas, a capacidade é de 436 litros – bom tamanho, mas menor do que de sedãs compactos, como Volkswagen Virtus e do “irmão” Onix Plus.

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    Chevrolet Blazer RS EV
    Chevrolet Blazer RS EV (Divulgação/Chevrolet)

    A boa impressão de aparência se repete no interior do elétrico, que tem acabamento de boa qualidade com materiais emborrachados e com variedades de texturas e brilhos. Nos bancos, por exemplo, há ao menos três tipos diferentes de tecidos em uma combinação de bom gosto.

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    No painel, há costuras em azul e vermelho, saídas de ar redondas (que, segundo a GM, remetem ao Camaro) com detalhes em vermelho, iluminação ambiente em leds com 26 cores diferentes, e poucos comandos físicos. Caso você procure pela alavanca de câmbio, ela não estará no console central, mas em uma alavanca atrás do volante, à direita, como em um carro da Mercedes-Benz.

    Chevrolet Blazer EV
    Telas são os principais destaques da cabine (Divulgação/Chevrolet)
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    Os comandos dos faróis, por sua vez, não estão na alavanca à esquerda do volante, mas na central multimídia. Ou seja, é um carro que exige uma curva de aprendizado para lidar com tantas “modernidades”.

    O destaque na cabine fica para o conjunto de telas. O quadro de instrumentos, que pode ser personalizado em aparência e tipos de informações, são 11 polegadas. A central multimídia tem enormes 17,7 polegadas e concentra grande parte dos comandos do veículo – como os já citados dos faróis.

    Chevrolet Blazer EV
    Saídas de ar em forma de turbina de avião são uma homenagem ao Camaro (Divulgação/Chevrolet)

    A multimídia é equipada com sistema Google que dispensa Android Auto e Apple CarPlay, já que o sistema nativo do veículo permite baixar aplicativos diretamente da loja Google, como para navegação e áudio. Porém, ao dispensar o celular, o sistema obriga o proprietário a ter um plano de dados pago a parte para o veículo, para que as funcionalidades possam funcionar. Caso contrário, ele ficará sem as funcionalidades. Mesmo assim, há portas USB do tipo C e carregador por indução para recarregar os telefones.

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    Chevrolet Blazer EV
    Bancos combinam vinil e Suede (Divulgação/Chevrolet)

    Ainda entre os equipamentos, há aquecimento nos bancos dianteiros e traseiros laterais, ventilação e ajustes elétricos nos dianteiros, e memórias para o do motorista, volante com aquecimento, teto solar panorâmico elétrico, porta-malas elétrico, som Bose, câmera 360°, retrovisor interno digital e sistemas de auxílio à condução, como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de pontos cegos, faróis altos automáticos, monitoramento de permanência em faixa e alerta de movimentação lateral para evitar acidentes ao abrir as portas.

    Chevrolet Blazer RS EV
    Chevrolet Blazer RS EV (Divulgação/Chevrolet)

    No espaço interno, três pessoas (mesmo que altas) irão confortáveis no banco traseiro, já que a cabine é larga e o assoalho é plano. Além dos bancos aquecidos, há saídas de ar e portas USB tipo C.

    Anda como esportivo

    O Blazer RS é equipado com um motor elétrico traseiro (ou seja, a tração é traseira) de 347 cv e 44,9 kgfm. Segundo a GM, é o suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, tempo próximo de um Camaro (que faz em 5,3 s) e bom para um carro de 2.495 kg.

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    Chevrolet Blazer EV
    Chevrolet Blazer EV (Divulgação/Chevrolet)

    As acelerações, de fato, são boas e rápidas, mas com um “tranco” amenizado nas acelerações em relação a outros modelos – mesmo no modo de condução esportivo, que faz companhia ao Normal e ao Neve/Gelo, além do personalizado.

    A direção tem ajuste adequado ao tamanho do carro, com um bom peso que a deixa direta e reforça a pegada esportiva do SUV. Em curvas mais fechadas ela é obediente, mesmo, novamente, com um veículo grande e pesado. O centro de gravidade baixo, graças à bateria, também ajuda na dinâmica.

    Chevrolet Blazer RS EV
    Chevrolet Blazer RS EV (Divulgação/Chevrolet)

    Já a suspensão tem ajuste mais rígido e não permite que o Blazer tenha balanços ou rolagens maiores de carroceria. Ainda não foi possível saber o comportamento da suspensão nas ruas.

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    A bateria de 12 módulos tem 102 kWh e, segundo a Chevrolet, junto ao Inmetro, são 481 km de alcance projetado – um dos maiores do Brasil. Ela pode ser recarregada a até 22 kW em AC (carga lenta) ou a até 190 kW em DC (carga rápida). Neste último, a marca aponta 40 minutos para ter de 0 a 80% da carga.

    Chevrolet Blazer volta ao Brasil como SUV elétrico que ‘substitui’ o Camaro
    Chevrolet Blazer EV (Divulgação/Chevrolet)

    A multimídia também tem recursos inteligentes para as recargas, como agendar horários e carga máxima em dias específicos da semana, além de programar o ar-condicionado para quando a recarga estiver próxima de ser encerrada. O Google Maps nativo indica rotas baseadas no gasto de bateria, indicando pontos de recarga e estimando a carga restante ao chegar ao destino.

    A nova personalidade dá mais brilho ao Blazer, com direito a uma participação especial no filme “Barbie”, líder de bilheteria global em 2023. Mas, por aqui, ele precisará ter preço bom para disputar espaço entre modelos premium. Design, tecnologia, espaço e desempenho, ele já tem.

    Chevrolet Blazer EV
    Porta-malas tem 431 L (Divulgação/Chevrolet)

    Ficha técnica – Chevrolet Blazer RS EV

    Preço: R$ 450.000 (estimado)
    Motor: elétrico, traseiro, 347 cv, 44,9 kgfm Baterias: íons de lítio, 12 módulos, 102 kWh
    Câmbio: 1 marcha, tração traseira
    Direção: elétrica
    Suspensão: independente multilink nas quatro rodas
    Freios: disco ventilado nas quatro rodas
    Pneus: 275/45 R21
    Dimensões: comprimento, 488,4 cm; largura, 219,2 cm; altura, 165 cm; entre-eixos, 309,4 cm; peso, 2.495 kg; porta-malas, 436 l; carga útil, 427 kg
    Desempenho*: 0 a 100 km/h, 5,8 s; velocidade máx., n/d; autonomia, 481 km (Inmetro);
    Potência máxima de recarga: AC 22 kW; DC 190 kW; 0 a 80% DC 190 kW, 40 min;
    *Dados de fábrica

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