Chevrolet Spark elétrico será montado na antiga fábrica da Troller
SUV elétrico será montado no Brasil muito em breve, para que a GM alcance sua meta de vendas de elétricos no Brasil.
Por Henrique Rodriguez com Nicolas Tavares, de Brasília (DF)
8 set 2025, 16h32 • Atualizado em 8 set 2025, 17h32
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
A Chevrolet só emplacou 67 carros elétricos no primeiro semestre deste ano, sendo 27 Equinox EV e 25 Blazer EV, além de alguns Bolt que estavam em estoque. Agora, com o lançamento do Chevrolet Spark EUV e, futuramente, com o Equinox EV, a marca planeja fechar o ano vendendo 100 carros elétricos por semana.
Para isso ser possível, o Chevrolet Spark EUV será montado no Brasil. Só tem um detalhe: ele não será montado pela própria GM, mas pela Comexport, que assumiu a antiga fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, em 2024.
Chevrolet Spark EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A confirmação foi feita pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, com a presença do presidente da Comexport, Alan Goldlust, e do vice-presidente, Rodrigo Teixeira. A Comexport anunciou um investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica da Troller há um ano. A intenção é fazer da unidade uma fábrica multimarcas, capaz de montar carros para diversas empresas.
A montagem do Spark EUV no Ceará começará ainda em 2025, possivelmente em novembro. A fábrica, que até hoje só fez carros com chassi 4×4 e carroceria de fibra, está recebendo o maquinário para realizar a montagem dos carros elétricos, que chegarão ao Brasil em kits SKD – ou seja, importados da China já com carrocerias armadas e pintadas.
Em julho, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou que “Um Spark feito na China consegue ser mais rentável do que um Tracker, mesmo com os 25% de impostos de importação”, se referindo à retomada dos impostos de importação para elétricos e híbridos, e logo em seguida disse que tinha o desejo de fabricar carros elétricos no Brasil. É um desejo antigo, na verdade.
Continua após a publicidade
Futura produção nacional?
Chevrolet Spark EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Em 2023, o executivo se antecipou em dizer que a GM seria uma das primeiras fabricantes instaladas no Brasil a industrializar veículos elétricos, e que isso não demoraria para acontecer. Dito e feito: nesta segunda-feira, foi o próprio Santiago Chamorro quem disse que a montagem do carro pela Comexport representa o início da nacionalização do elétrico no Brasil.
De acordo com o executivo, a GM quer efetivamente fabricar o Spark EUV no Brasil, mas para a operação evoluir para isso dependerá de alguns fatores. Por enquanto, porém, falaram apenas em “montagem” do Chevrolet Spark no Brasil.
Continua após a publicidade
O Spark EUV sairá da fábrica de Horizonte ainda em 2025, mas outros carros são cotados e um deles seria o Chevrolet Captiva EV, próximo lançamento da marca no Brasil. O SUV médio também será importante neste momento em que a General Motors quer deixar de ser coadjuvante entre os elétricos no Brasil.
E já está conseguindo: mesmo antes de ter sido lançado, o Spark EV já acumulou 254 unidades emplacadas no Brasil: já é o segundo Chevrolet elétrico mais vendido da GM por aqui – só fica atrás do Bolt, que tem cerca de 560 unidades em circulação no país.
Continua após a publicidade
Como é o Chevrolet Spark EUV?
QUATRO RODAS já dirigiu o Spark EUV no Brasil. O pequeno SUV elétrico tem motor dianteiro de modestos 102 cv e 18,4 kgfm, alimentado por uma bateria de 42 kWh que garante autonomia de 258 km na homologação junto ao Inmetro. Ele se destaca por ser bem pequeno, pois com 4 m de comprimento é cerca de 13 cm mais curto que um Onix, mas ainda assim espaçoso por dentro. O bom acabamento também chama a atenção, assim como a presença de sistemas avançados de auxílio ao motorista. Seu preço é R$ 159.990.
GWM Poer P500 é picape HÍBRIDA PLUG-IN LUXUOSA que pode chegar em 2026
Tivemos a oportunidade de conhecer a Poer P500, uma versão mais luxuosa da versão P30 (que está à venda no Brasil desde setembro) e com motorização híbrida plug-in, que combina o motor 2.0 turbo com um elétrico. Confira!
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
SUPER BLACK FRIDAY
Digital Completo
Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mêsApenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY
Revista em Casa + Digital Completo
Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.