No ocidente, as vendas de carros elétricos vêm diminuindo e muitas montadoras já estão revendo os planos de produzirem apenas carros elétricos até o fim da década. Na China, porém, a situação é inversa. Apesar das vendas de carros em geral caírem, os modelos NEV (novas energias, os elétricos e plug-ins) seguem em alta e, pela primeira vez, o país vendeu mais de um milhão deles em apenas um mês.
Esse recorde foi batido no em agosto e relatado pelo Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA). No geral, 1,92 milhão de carros foram vendidos no país asiático no último mês, número 1,1% menor que agosto de 2023 e 3,1% menor que julho de 2024.
Mas essa queda diz respeito apenas aos modelos mais poluentes, afinal, os NEVs representaram 53,5% do total dos carros vendidos no mês passado. Em relação ao mesmo período do ano passado, os elétricos e híbridos já somam um aumento de 33%.
O principal motivo para o bom momento dos elétricos na China, apesar do mercado estar em retração, são os incentivos oferecidos pelo governo. “Mais de 80% dos candidatos a subsídios de troca optaram por comprar NEVs” disse o secretário-geral da CPCA, Cui Dongshu.
Por lá, quem optar por trocar o seu carro a combustão interna por um NEV ganha 20.000 yuans (cerca de R$ 15.400) de subsídios. Há auxílio também para quem só quer poluir menos, sem aderir à eletrificação. O governo oferece 15.000 yuans (R$ 11.582) para quem trocar o seu carro ICE por outro de cilindrada menor.
Ocidente estagnado
Do lado de cá do mundo, os principais mercados automotivos estão mais retraídos quanto à eletrificação. O número de elétricos nos EUA e Canadá cresceram 9% em comparação ao período entre janeiro e agosto de 2023, segundo relatório da casa de pesquisas Rho Motion, algo considerado “estável” pelos especialistas.
Já na Europa a situação é bem diferente. Em toda a União Europeia e no Reino Unido, pela primeira vez houve retração no número de carros elétricos vendidos, registrando uma queda de -4%. Entre os motivos para isso estão as restrições comerciais impostas pela UE para os elétricos chineses e o cancelamento de subsídios em países importantes, como a Alemanha, que viu seu mercado cair 23% no acumulado do ano.
Apesar disso, o mercado global de elétricos segue crescendo. Segundo a pesquisa, em agosto batemos a marca de 9,8 milhões de carros movidos a bateria vendidos até agora em 2024, um crescimento de 20% no acumulado do ano. Para Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion, isso tende a melhorar graças aos chineses.
“A China ultrapassando um milhão de vendas de veículos elétricos em um mês é apenas o começo”, disse Lester. “Prevemos que esse marco seja alcançado várias vezes antes do final do ano, já que as vendas normalmente aumentam na segunda metade do ano.”